Participar & Escrever

Ver mais sobre

  1. Alguns especialistas são da opinião que não ingerimos uma quantidade adequada de vitaminas e sais minerais na nossa alimentação diária. São citadas várias causas, tais como: o modo como os alimentos são produzidos, são processados, os aditivos que são utilizados para ajudar a preservar os alimentos. A verdade é que o exercício intenso aumenta as nossas necessidades de todo o tipo de nutrientes. A ingestão de suplementos vitamínicos e de sais minerais é assim uma forma fácil e eficaz de evitar qualquer tipo de carência nutricional.
    Hoje em dia é possível adquirir todos os suplementos em lojas especializadas, em doses diárias, com a quantidade exacta de cada vitamina e mineral em equilíbrio (geralmente a eficácia dos suplementos depende da proporção com que cada um é tomado separadamente).
    No entanto deve-se ter cuidado com a sobredosagem. As vitaminas e sais minerais precisam estar presentes apenas em quantidades relativamente pequenas no nosso organismo para cumprirem a sua função. As pesquisas indicam que os suplementos podem ser muito benéficos na prevenção de várias doenças, mas mesmo assim não precisam ser tomados em grandes quantidades.
    Nunca foi comprovado que o uso de grandes quantidades de vitamina C ajuda na prevenção de gripes ou mesmo câncer - doses na faixa de 3 a 6 gramas -, embora tenha sido demonstrado que a vitamina C diminui a gravidade das gripes.
    De um modo geral, tomar grandes doses de vitaminas hidrossolúveis não traz grandes benefícios enquanto que grandes quantidades de vitaminas lipossolúveis são armazenadas no organismo e podem atingir níveis tóxicos. Por esse motivo, é preciso ter muito cuidado com o uso de grandes doses de vitaminas ou sais minerais sem indicação médica.


  2. É necessário também saber como se prepara os alimentos. Muitas vitaminas desnaturam com temperaturas de cozedura, outras com o frio do frigorífico, etc. A vitamina C, por exemplo, degrada-se muito facilmente com o calor e a luz. No entanto penso que uma alimentação variada fornacerá todos os sais e vitaminas necessárias.