Participar & Escrever

    • 2019-01-30 08:25:0230 Janeiro 2019
    • #1

    Olá a todos/as!

    Resumindo uma história desnecessariamente longa, a minha mãe tem um cancro da mama do tipo mais agressivo e os médicos disseram que lhe resta menos de um ano de vida. Aparentemente a melhor hipótese é um tratamento chamado "Imunoterapia" que tem tido resultados excelentes em casos destes mas ainda não foi aprovado para uso em Portugal!

    No nosso país a melhor hipótese será tentar obter autorização para que a minha mãe seja incluída num ensaio clínico, dado que o tratamento ainda não está aprovado, mas em diversos países europeus já é prática corrente.

    Dado que infelizmente a nível privado os custos seriam incomportáveis (milhares de Euros por sessão a adicionar a viagens e alojamento) a minha questão é, há alguma forma de conseguir que a minha mãe realize o tratamento no estrangeiro através de protocolos de assistência internacional do SNS ou ADSE?

    Por exemplo, alegando a norma que diz que "os cidadãos podem aceder a cuidados de saúde no estrangeiro quando necessitam de cuidados de saúde hospitalares e especializados que, por falta de meios técnicos ou humanos, não possam ser prestados em Portugal." (fonte: https://www.sns.gov.pt/sns-saude-mais/cuidados-de-saude-no-estrangeiro/

    Obrigado!