Participar & Escrever

Ver mais sobre

    • 2017-12-30 13:58:2430 Dezembro 2017 editado
    • #1

    Boas tardes. O meu pai tem uma cirrose alcoolica já há alguns anos e nos últimos tempos começou a ter hemorragias recorrentes devido a varizes no esófago. A dada altura os médicos decidiram avançar para um procedimento chamado TIPS, que em modo resumido desvia o sangue do fígado para evitar pressão nas veias. Na altura o que nos foi dito é que a nível de problemas derivados desse problema poderiam ocorrer casos de confusões ou desorientação porque como o sangue não era filtrado pelo fígado as toxinas chegavam ao cérebro e poderiam causar esses sintomas. A solução seria reduzir a proteína (carnes e afins).
    A verdade é que desde que fez esse procedimento o meu pai ainda não teve um dia em que conseguisse ser independente a 100%. Ou seja até consegue ter conversas normais a maior parte do tempo , mas depois tem horas ou dias em que nem sabe onde é a casa de banho, nem sabe como comer , nem sabe andar , não sabe o nome das coisas. Entretanto já esteve internado por duas vezes (devido a uma anemia crónica que também tem) e no hospital está melhor mas apresenta desorientações noturnas, do tipo levantar-se de noite e resolver tentar sair do hospital). Os médicos dizem que em casa piora por causa da alimentação, mas nós tentamos que coma o mesmo que no hospital, mas não há forma de estabilizar a nível de orientação.
    Escrevo aqui , para saber se conhecem algum caso com esta patologia e se os sintomas são os mesmos ou se sabem de algo que melhore . Obrigado