Participar & Escrever

    • 2011-04-08 15:48:16 8 Abril 2011 editado
    • #1

    Olá, sou nova no forum
    Estou a dar em doida porque desde à cerca de 2 anos comecei a sentir-me muito mal a nivel de intestinos. Com muita prisão de ventre, chegava a ficar uma semana sem ir à casa de banho e no final da semana começavam a dar-me colicas, a suar, com a cabeça à roda e quase desmaiva e finalmente limpava o intestino, ficando sem forças. Isto ia acontecendo à noite e por isso não me preocupava muito. Acontece que um dia começou no trabalho. Ia de 15 em 15 m ao WC e não fazia nada, muitos gazes, arrotos, suores frios não conseguia estar muito tempo sentada, com a sensação de me ir descuidar a qualquer momento e a tenção arterial a subir.
    Fiz Colonoscopia que não deu para ver a totalidade do intestino porque o tubo chega a um ponto que já não segue. Fiz endoscopia que acusou uma hernia. Fiz um exame aos intestinos através de RX, onde me foi dito que tinha um intestino demasiado grande e que uma parte tinha descaido. Tomei vários medicamentos que não melhoraram a situação e sempre num estado de ansiedade que estava a dar cabo de mim.
    Concluiram que seria sistema nervoso e mandaram-me ao psiquiatra, comecei a tomar os medicamentos e andava melhor em termos de nervos, pelo menos conseguia controlar as crises, mas o medico de clinica geral disse-me para não me agarrar a 2 desses medicamentos por causa da dependencia.
    Actualmente continuo com as fezes muito presas e fragmentadas, mas consigo fazer alguma coisa quase todos os dias. Já percebi que não posso beber leite, comer feijão e chocolate e deixei de comer. Não bebo café por causa do sistema nervoso. Esta semana houve no meu trabalho uma festa de anos e havia um bolo de chocolate e um bolo com ovos e coco. Escolhi o de coco. Passado uma meia hora comecei com tantas dores que parecia que ia ter um filho, depois tomei um compensan e passou.
    O meu principal problema neste momento é que tenho de fazer uma viagem de uma hora diariamente para o trabalho. Levanto-me às 6 h da manhã para beber um chá e comer uma torrada e dar tempo de ir ao WC antes de ir para o autocarro. Se consigo defecar, fico ali um bocado combalida mas depois até consigo fazer a viagem. Já hoje não consegui, fiquei sempre com aquela aflição e tive de sair após algumas paragens. Fui a um café não fiz nada, continuei durante muito tempo com aquela sensação, com fortes batimentos cardiacos e suores frios. Isto já me aconteceu varias vezes, houve uma vez que nem tive coragem de entrar no autocarro. Sinto-me desesperada. Já alguem sentiu alguma coisa do genero? O que é que eu terei?


    • 2011-04-08 22:10:23 8 Abril 2011
    • #2

    Parece-me que junta alguma anormalidade anatómica com uma dose de ansiedade enorme que piora os sintomas. Onde tem a hérnia? O que quer dizer com "o intestino descaiu"?

    • 2011-04-08 22:31:23 8 Abril 2011
    • #3

    Tenho uma hernia no estomago. Disseram-me que o intestino dá uma volta tipo quadrado e que um lado descaiu, por isso não conseguiram fazer a endoscopia porque chegou à dobra e o tubo não passou

    • 2011-04-11 23:31:0911 Abril 2011
    • #4

    No exame em que diz que fizeram Rx, ou mesmo noutro que tenha feito, referiram alguma obstrução mecânica/estenose?

    • 2011-04-12 09:05:2012 Abril 2011
    • #5

    Peço desculpa, fui ver os exames e não é uma hernia, mas sim uma gastrite erosiva aguda.
    Na colonoscopia o resultado foi: " Colonoscopia realizada até ao angulo esplenico; nesta zona existe marcada angulação que não permite a progressão e não admite insuflação. Marcada espastecidade difusa. Não se observa, até este limite qualquer lesão organica e não há alterações da mucosa."
    No clister opaco o resultado foi: " Ptose do colon transverso que se encontra a nivel pelvico, determinando importante angulação de ambos os angulos cólicos esplénico e hepático. Dificil avaliação do colon ascendente cuja progressão do contraste gasoso não permitiu uma adequada realização do estudo com duplo contraste. Não houve evidencia actual de qualquer suspeita de patologia organixca parietal infiltrativa ou proliferativa da sigmoideia, colon descendente e transverso, não se evidenciando alterações grosseiras do contorno externo do colon ascendente. A leitura da mucografia de superficie não revela lesões polipóides ou padrão inflamatorio valorizavel. Ausencia de patologia diverticular, em qualquer dos niveis avaliados, demonstrando-se plasticidade e tonicidade de acordo com a tecnica utilizada, sem alterações funcionais evidentes. Não se evidenciam contactos extrinsecos patológicos."

    Obrigado

    • 2011-04-14 00:37:1814 Abril 2011
    • #6

    À partida não se verifica aí nada que causasse prisão de ventre, se os ângulos esplénico e hepático não forem completamente cegos (e se fosse, presumo que nem o contraste passasse). Daí terem apontado para as causas nervosas (que têm uma influencia marcada no sistema digestivo).

    Melhorou quando andou a tomar os medicamentos da psiquiatria?

    • 2011-04-17 09:05:5917 Abril 2011
    • #7

    Sim, controlava-me melhor, mas sentia na mesma algum desconforto.

    • 2011-04-18 13:54:5418 Abril 2011
    • #8

    Pois. Pode tentar consultar outro gastroenterologista, mas não sei não irá chegar à mesma conclusão.

  1. Boa noite,

    EGH não pude deixar de ler os seus comentários. Se as suas análises dizem que está tudo bem consigo, o mais provável é que tenha um sindrome do cólon irritável...não se detecta com exames, é apenas funcional e não evolui para nenhuma doença grave. Eu também sofro do síndrome e tenho gastrite antral. É um pesadelo. Por causa disto já estou com inicios de depressão e já me vi obrigada a desistir da faculdade...tinha medo de ir ás aulas e quando ia não me conseguia concentrar. É algo com que ainda estou a aprender a lidar. A minha barriga faz barulhos o dia todo..é super constrangedor e fico super nervosa só de pensar em estar numa entrevista de emprego, sala de aula, reunião ou coisas assim. Estou a pensar procurar ajuda psiquiátrica porque os medicamentos não me têm feito nada. E segundo leio na internet, o sindrome não tem cura, mas podemos controlá-lo através da alimentação, exercicio fisico e diminuição do stress/ansiedade. Noto que quando fico nervosa ou ansiosa, os sintomas se agravam. Informe-se com o seu médico e veja o que ele lhe diz. Boa sorte*
    Cumprimentos

    • 2011-05-11 21:32:5711 Maio 2011
    • #10

    De facto os problemas intestinais têm uma relação forte com alterações psicológicas. Costuma-se dizer que temos um "segundo cérebro" a nível intestinal.

    data-ad-client="ca-pub-8057434045421582" data-ad-slot="3064784842">
  2. Olá, eu sofri imenso de prisão de ventre e hemorroidas pelo esforço que fazia todas as vezes que ia à casa de banho. Tomei um suplmemento que são cascas de psilio. Tomo até hoje todos os dias.
    Espero que possa ajudar de alguma forma.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: matildesousa111