Participar & Escrever

    • 2008-05-20 09:20:0420 Maio 2008 editado
    • #1

    É extremamente resistente ao calor e à seca, mas também é muito sensível ao frio. Por isso é que apenas cresce em zonas quentes e secas, com solos ricos em minerais. Proveniente dos vales do Rio Grande, a sul do Texas, e da República Dominicana, pode também ser encontrada selvagem e cultivada nas ilhas do oceano Pacífico, na Madeira, em Cabo Verde, nas Canárias, na China, na índia, na Ásia, nos países mediterrânicos, em África, na América do Sul, em Porto Rico e na Jamaica. E ainda nas Antilhas Holandesas, nas zonas costeiras da Venezuela e nas regiões subtropicais dos EUA e do México.

    Existem mais de 250 variedades de aloé, das quais somente três ou quatro possuem propriedades curativas e medicinais realmente significativas.

    A mais poderosa delas, rica em vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, é a Aloé Vera. No estado adulto, dá flores amarelas e as suas folhas grossas e compactas podem atingir 50 cm de comprimento e 10 cm de largura, onde acumulam água e múltiplas substâncias nutritivas.
    A planta precisa de três a quatro anos para crescer, altura em que já desenvolveu a sua força plena e as primeiras folhas podem ser colhidas. A polpa é muito nutritiva e o seu muco (com polissacarídeos) é muito rico - 20 aminoácidos, minerais, vitaminas e enzimas (boas para todo o organismo), contendo também bons agentes anti-inflamatórios, agentes anti-sépticos e outros ingredientes que melhoram as defesas imunológicas.
    Depois de colhida, as suas folhas são lavadas e limpas duas vezes antes de serem cortadas. Depois, a polpa crua é estabilizada através de um processo que assegura a conservação de todos oicompostos naturais que a planta contém. É utilizado depois o gel puro de aloé, porque a casca da folha e a paVflhuarelada (chamada aloKa) são retiradas, separando o s cru para ser estabilizado, li este gel que contém todas as propriedades benéficas e é por cansa destas propriedades que os produtos são muito eficazes.

    Aplique sobre uma queimadura Aloé Vera e irá sentir um efeito refrescante e calmante, o que ajudará rapidamente a retirar a dor. Devido ao seu efeito hidratante, lentamente irá reparando o tecido queimado, curando desta forma a queimadura.

    Propriedades
    • A esta planta são reconhecidas propriedades dermocosméticas, como bactericida, cicatrizante e principalmente a grande acção hidratante do tecido capilar ou dérmico danificado por uma queimadura.
    • É indicada para pessoas com problemas de digestão e actua como laxante.
    • Por a considerarem depurativa e tonificante, muitas pessoas usam-na regularmente como forma de preservar a sua saúde.
    • Presentemente é comum encontrar produtos de venda livre sob a forma de creme, gel, sabonete, batom para os lábios, óleos e até detergentes.