Participar & Escrever

    • 2013-09-06 03:37:36 6 Setembro 2013 editado
    • #1

    Olá a todos. É o seguinte, fiz uns exames de rotina e os meus niveis de açucar estavam um pouco abaixo do normal (cerca de 61). O médico mandou me entao fazer o teste de tolerância à glicose. Tudo bem.

    No dia seguinte lá fui fazer as analises, tirei sangue em jejum, bebi um frasquinho que dão com 75 de glicose e 2h depois tirei sangue novamente. Tudo bem ainda.

    No dia seguinte de manhã ligaram-me pois seria necessário eu repetir as analises, eu perguntei porquê mas a recepcionista apenas disse para eu la ir no dia seguinte cedo repetir as analises.

    Quando me sento para tirar sangue foi quando a técnica analista me disse que os meus valores em jejum estavam abaixo do normal (tal como as analises que eu ja tinha realizado) mas que após as 2 horas da toma das 75g de glicose, os meus niveis estavam na casa dos 30 (!!!). Eu pergunto, é possivel isto acontecer? Não terá sido engano de laboratório ou algo do género? Eu acho mesmo muito estranho e gostaria imenso que alguem me pudesse dar uma opiniao. Obrigado! :wink:


    • 2013-09-06 20:47:02 6 Setembro 2013
    • #2

    Numa pessoa que não costume ter sintomas de hipoglicémia (desmaios, por exemplo), convém sempre pensar que pode ter sido por falha no exame, que provavelmente é o motivo porque quiseram repetir. Por vezes acontece, nem todos os exames são conclusivos à primeira.

  1. Olá, mikcheck. A dúvida é antiga mas vou responder aqui para quem chega ainda nessa página.

    Isso não é necessariamente um erro laboratorial: a hipoglicemia no exame de TOTG (Teste Oral de Tolerância à Glicose) acontece e vem sendo estudada pela ciência médica já há algum tempo.

    Uma das teorias diz que essa hipoglicemia significa um aumento da chance de desenvolver Diabetes no futuro. De acordo com essa teoria, a célula beta-pancreática (responsável pela produção da insulina), quando está com disfunção, teria um atraso na liberação da chamada primeira fase de insulina, enquanto na segunda fase ocorreria uma liberação exagerada do hormônio na corrente sanguínea, causando a hipoglicemia.

    Porém, alguns estudos recentes têm demonstrado o contrário. O estudo que deixo abaixo mostrou que pacientes chineses que tiveram hipoglicemia detectada no TOTG na verdade tinham maior sensibilidade à insulina e um índice de função das células beta do pâncreas melhor.

    Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5585643/

    Portanto, ainda estamos estudando isso e não podemos tirar conclusões sobre o significado desse tipo de resultado e seu impacto para a sua saúde futura.

    Leia mais sobre o teste: http://medsimples.com/teste-tolerancia-glicose/