Participar & Escrever

  1. Uma pesquisa realizada na Alemanha sugere que abdicar de doces e carboidratos pode aumentar a expectativa de vida em até 15 anos.
    Os cientistas, do Instituto de Nutrição Humana, da Universidade de Jena, realizaram experiências em minhocas e observaram que o corte da ingestão de glicose, encontrada em alimentos ricos em açúcar e carboidratos, levou os invertebrados a aumentarem consideravelmente a produção de radicais livres.

    Os radicais livres são moléculas que podem ser prejudiciais ao organismo porque estão ligadas a processos degenerativos, como o câncer e o envelhecimento.

    Os pesquisadores, no entanto, observaram que a falta de glicose fez com que as minhocas rapidamente reagissem aos radicais livres, produzindo enzimas de defesa contra estas moléculas e aumentando a expectativa de vida em 20%.

    Este número, calculam os pesquisadores, seria o equivalente a 15 anos na espécie humana.

    “Se este resultados se mostrarem efetivos para a espécie humana, isto significa que o fim do consumo de glicose pode ter efeitos positivos na expectiva de vida”, afirmou Michael Ristow, um dos líderes da pesquisa.

    “Durante o processo, as minhocas produziram mais radicais livres, mas ao mesmo tempo ativaram rapidamente as defesas contra essas moléculas. O mal acabou produzindo algo bom no fim”, acredita.

    Ainda de acordo com ele, o consumo de açúcar corresponde de 15% a 20% da ingestão diária de calorias, que não são necessariamente glicose, mas acabam se transformando na substância durante a digestão.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071003_glicoseexpectativavida_fp.shtml


    • 2008-05-26 18:26:4326 Maio 2008 editado
    • #2

    Boas!

    Parar de comer doces é muito fácil....eu não teria problemas em parar de os comer (já não como muitos), a questão mais difícil é: Como ter uma boa alimentação reduzindo os Hidratos de carbono? Já que reduzir os açucares é mais fácil.

    A roda dos alimentos (estudada por nutricionistas), tem a fatia maior nos cereais, pão, massa, ou seja hidratos de carbono......que penso, o organismo transforma em glicose...

    Ainda há muito estudo a ser feito, até chegarmos à alimentação ideal. Mas uma coisa é certa, o exercício físico consome muitos hidratos de carbono...logo ajuda a reduzir os excessos...e prolonga a vida e a qualidade de vida.

    Cumps,

    Canary

    • 2008-05-31 23:53:4631 Maio 2008 editado
    • #3

    Boas Canary!

    Já que falas na roda dos alimentos... Qual a divisão actualmente correcta?
    Apercebi-me desta situação após ver o programa da RTP1 " Sabe mais que um miúdo de 10 anos?" e tenho curiosidade em saber como ficou...

    • 2008-06-03 17:25:03 3 Junho 2008 editado
    • #4

    A nova Roda dos alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária e cujas porções diárias recomendadas são as seguintes:

    Cereais e derivados, tubérculos - 4 a 11 porções
    Hortícolas - 3 a 5 porções
    Fruta - 3 a 5 porções
    Lacticínios - 2 a 3 porções
    Carnes, pescado e ovos - 1,5 a 4,5 porções
    Leguminosas - 1 a 2 porções
    Gorduras e óleos - 1 a 3 porções

    A água, está também representada no centro, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos, e sendo imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente.

    http://sigarra.up.pt/fcnaup/noticias_geral.ver_noticia?P_nr=10

    ;)

    • 2009-10-26 01:45:5126 Outubro 2009 editado
    • #5

    E eu que esta semana comprei doces... va pronto uns rebucados brancos de morango... desanimou-me um bocado mas isto nao e nada que nao se possa corrigir ;)

  2. tudo em excesso fal maL ;) é certo que alguns estudos referem que excesso de consumo de açúcar (principalmente o simples, ou seja, açucar de cana, o açucar que compoe alguns doces, gomas,etc) pode danificar os vasos sanguineos causando inflamação e posteriormente patologias relacionadas com a tensao arterial, etc. mas com moderação tudo pode ser consumido, :)