Participar & Escrever

    • 2013-04-16 10:32:5116 Abril 2013 editado
    • #1

    Aqui estou eu novamente para falar de Toc.
    Por todo o acompanhamento que já tive, consegui deduzir variadas coisas, como por exemplo, o facto de a maior parte dos médicos desconhecer realmente como a doença funciona, e de ainda, após tanto estudo, a doença não estar bem explicita.
    Talvez fosse uma boa ideia falar com doentes de Toc e perguntar-lhes como funciona a sua doença, em vez de receitar medicamentos, e fazer as mesmas coisas para todos os pacientes. Cada Toc é único, portanto a cura também será única. Aquilo a que chamam de cura por agora, é apenas um alivio, mas isso não chega. A cura existe, mas é única para cada um, e é isso que cada médico tem de ajudar a encontrar.
    Percebi que a maior parte não sabe que esta doença é quase como uma religião para nós, em que, todos os dias temos de cumprir sacrifícios, e são esses sacrifícios que nos dão uma sensação de paz. Uma paz que quando a tentamos alcançar com medicamentos passa a ser uma mentira também.
    Se alguém vos pedisse para deixarem de acreditar na vossa religião, que seguem há tanto tempo, conseguiriam? Pois, é basicamente isso que nos fazem, e não imaginam como é difícil. Todas aquelas coisas que nos davam segurança desaparecem de repente, e vamos segurar-nos onde? Para muitos médicos é fácil dizer que o que fazemos não vai influenciar a nossa vida, mas não se preocupam em dar outras coisas para agarramos e ter paz.
    Espero que comecem a procurar uma cura para esta doença de uma forma diferente, porque o que foi feito até agora, não ajuda a maior parte dos doentes.


    • 2013-04-17 05:29:5717 Abril 2013
    • #2

    Acho que as pessoas só compreendem realmente os problemas dos outros se passaram pelos mesmos - se uma pessoa não passou por uma dada experiência, sentimento, etc só pode imaginar e supor como é, logo, nunca vai perceber como é na realidade.
    Ou no caso dos psicólogos... quem os estuda supostamente compreende-os melhor. Eu acredito que haja psicólogos que entendam mais de um determinado assunto/problema, e o consigam compreender melhor, que outros médicos. Se encontrares um psicólogo cuja a área de especialização for dentro de temas como a ansiedade, fobias ou toc, e que se dedicou a fazer investigação sobre isso (dissertação), ele vai compreender melhor esse tipo de problemas e a ajuda vai ser mais eficaz.

    Não sei se já fizeste, mas a Terapia Cognitivo Comportamental é uma psicoterapia que, pelo que li, tem bons resultados no tratamento de TOC (fobias e ansiedade também) e eu acho que é a única possível cura que existe.
    A terapia ajuda a "identificar e corrigir os próprios padrões irracionais de pensamento". Na terapia o paciente pode ser exposto às situações ou imagina-las.

    Um exemplo do que falo:
    http://www.youtube.com/watch?v=Y1F_c6y_Kt4

  1. Obrigado pela ajuda.
    Sabes onde posso ter consultas baratas? é que a maior parte dos sítios que conheço são mais de 50 euros por consulta, e isso está fora de questão.

  2. Estive a ver o video, é bastante interessante.

    • 2013-04-17 17:37:0817 Abril 2013
    • #5

    Terapia Cognitivo Comportamental, em especifico, actualmente não sei. Consultas de psicologia... há uns anos andei no Hospital de Santa Maria, mas acho que a pessoa tem que ir encaminhada pelo médico de família (no caso de hospitais públicos). Nesse caso terias que explicar ao médico de família o teu problema e ele escrevia uma carta para entregares no hospital (serviço de psiquiatria) ou fazia marcação através do centro de saúde. Consoante o diagnóstico a pessoa é colocada num médico que tenha mais apetência para tratar o tipo de problema, penso eu. A consulta há uns anos era 5 euros, agora deve andar à volta dos 10.
    Pelo que o meu médico de família me disse (que tem a especialização em psicologia), qualquer psicólogo está habilitado para fazer terapia cognitivo comportamental. No entanto eu sei que isso também pode ser uma área de pós-graduação ou especialização, por isso deve haver uns mais habilitados que outros...
    Outra ideia é saberes se na faculdade de psicologia dão consultas de psicologia ou fazem terapia cognitivo comportamental.
    Encontrei este site aqui que diz que sim, mas não sei se está ou não desatualizado. Tens que ligar para lá. Se não és de Lisboa, tenta noutras faculdades.
    http://ansiedade.no.sapo.pt/tratamentos_f.htm

  3. Olá a todos, as vezes penso que sofro mas que o meu marido que tem T.C.P. é que quem faz os rituais sou eu por ele, como ele costuma dizer "se for eu nunca mais saiu daqui".
    Gostaria de saber com todas as experiências que já tiveram quem tem procurado ajuda vocês ou alguém por vocês? É que eu já lá vai 12 anos que procuro os tratamentos, clínicas, associações, mas nada funciona.
    Já perdeu um emprego e este também vai perder se continuar de baixa, já lá vai 1 ano.
    Soube de uma operação que se pode fazer, mas só encontro nos sites Brasileiro. Queria saber em Portugal onde fazem essa operação para colocar as minhas dúvidas, saber os riscos e quais os requisitos para aceitarem fazer-lhe a operação.
    Já enlouqueci uma vez, ou pior, não quero que os meus filhos fiquem como ele.
    Muito obrigada a todos.

  4. Sou hipnoterapeuta.

    Já conhecem a hipnose ? É uma cura natural, o nosso subconsciente comanda a vida e é através dele que procuro curar naturalmente.

    JoaoSilva, é verdade que a psicologia é um tema caro e a hipnose também, eu exerço hipnoterapia como uma atividade paralela na minha profissão, comecei por tirar o curso, fruto de uma paixão e acabei por descobrir um mundo. Procurei essencialmente ajudar os outros. Estes problemas têm uma origem e é essa origem que procuro tratar, todas as nossas doenças são frutos das emoções, pelo que tudo se trata, é uma questão de encararem a hipnose como um meio natural de cura. Só exerço fora das minhas horas de trabalho, as minhas primeiras sessões são de 35€ e as seguintes são 25€, pelo que o seu problema pode comportar cerca de 3/4 sessões, você saberá quando estiver bem. Se preferir pesquise por hipnose e encontra outros colegas meus, com exemplos de claro sucesso.

    pmachado, procure o tema hipnose.

    caso estejam interessados, o email é hipnopompoar@gmail.com

    Tratem-se ! Procurem ser felizes. Na vida tudo tem solução...