Participar & Escrever

  1. Viva a todos. Muito resumidamente tenho 38 anos e no recente check up dos 38.000 kms ( como lhe chama o médico) apenas o colesterol a 213 (máximo 190) e os triglicerideos a 167 (máximo 150) acusaram " danos " numa bateria de análises que quando as fui fazer até me perguntaram se ia ser operado !
    Bom, o médico espetou-me uma dieta daquelas, com o compromisso meu de daqui a 3 meses ter estes valores diminuidos...concordei como é óbvio.
    A questão que ponho aqui é ás pessoas que usam adoçantes ( nomeadamente o aspartame)...essa " porra " resulta ? tenho a glicose em niveis normalissimos, mas ele insiste em substituir o açucar, especialmente nos meus cáfézinhos diários.
    Pesquisei um bocado pela net, e as indicações não sao as mais favoráveis...nunca usei nada de produtos "diet".
    Sentem diferença ?...


    • 2013-03-29 23:21:0829 Março 2013 editado
    • #2

    Não sou médica, mas os adoçantes não tiram colesterol do sangue, simplesmete adoçam com baixo ou nenhum nível calórico. Há estudos em que se verificou que o aspartame é prejudicial à saúde (é só pesquisar na net), mas existem adoçantes sem aspartame.
    De qq maneira acho que é sempre preferivel usar as coisas naturais (açucar amarelo é melhor que o branco).
    Ou então uma ideia é, por exemplo: se costuma meter 3 colheres pequenas de açucar no café, meta só uma e junte também adoçante. Assim tem pouca quantidade dos dois.

    • 2013-03-30 04:58:5730 Março 2013 editado
    • #3

    O adoçante não lhe vai fazer nada ao colesterol, apenas à glicémia. Pesando as dúvidas que existem sobre os efeitos de algumas substâncias de alguns adoçantes, acho que o importante é sempre pesar riscos e benefícios. Continuar a ingerir açúcar para prevenir riscos potenciais do adoçante pode resultar em diabetes e isso pode resultar em enfartes, AVC e diversas outras patologias, sobretudo se tem distúrbios do colesterol também. Pessoalmente, ao encontrar-me numa situação semelhante à sua, optei pelo adoçante.
    Se resulta ou não: bem, o adoçante não serve para activamente baixar a glicémia, ou seja, não é como um medicamento. Simplesmente, se não consegue passar sem o cafezinho, irá reduzir a quantidade de açúcar que ingere, e isso sim baixa a glicémia. Portanto se simplesmente deixar de beber o café, o efeito na glicémia é semelhante.

    • 2013-04-03 17:07:29 3 Abril 2013 editado
    • #4

    Há adoçantes naturais que não o açúcar comum.
    Por exemplo, os que têm origem na planta stevia: http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/testes-primeira-impressao/novo-adocante-stevia-seguro-mas-com-moderacao