Participar & Escrever

  1. Mais alguém aqui com o mesmo mal? Tenho-a num grau relativamente reduzido, apenas se ingerir leite/derivados dois ou três dias seguidos é que tenho sintomas. O que é que usam para substituir o tradicional copinho de leite ao pequeno almoço? :big_grin_squint:

    Já agora:
    O que é a intolerância à lactoste (IL)?
    A lactose é um nutriente existente no leite e derivados, que é digerido por enzimas existentes nos intestinos chamadas lactases. Uma pessoa com IL apresenta baixos níveis de lactase, não conseguindo, portanto, digerir a lactose. Isto resulta em que a lactose seja digerida por bactérias intestinais, dando origem a diarreia, gases e cólicas. A quantidade de lactase no organismo é máxima durante os primeiros anos de vida e tendencialmente vai reduzindo ao longo da vida. É relativamente comum os adultos terem um certo grau de intolerância à lactose mas, na maior parte das vezes, esta apenas se manifesta para doses maiores do que as ingeridas normalmente.


    • 2010-03-16 10:14:4516 Março 2010
    • #2

    Sofro de uma ligeira intolerância à lactose que ao longo dos anos tem agravado,o meu maior problema acontece com a toma de produtos lácteos em jejum o que me leva a reduzir drasticamente o consumo de leite e seus derivados .É claro que isto é extremamente prejudicial pela redução do cálcio absorvido pelo organismo..a minha pergunta é semelhante à do Carlos Junior,que alimentos ingerem para compensar esta falta ?

  2. Com a idade há uma certa tendência a piorar.

    O queijo é um bom substituto, pois possui o cálcio do leite mas com muito menos lactose. Contudo mesmo assim, por vezes faz-me mal...

    • 2010-03-17 09:59:5017 Março 2010
    • #4

    Durante anos bebia leite e iogurtes magros e os problemas da intolerância à lactose não eram muito sentidos,mas agora até mesmo alguns produtos lácteos sem "gordura" agridem o estômago e começaram a provocar-me náuseas e problemas intestinais..então acabei mesmo por reduzir até estes produtos na minha alimentação.O queijo é uma boa alternativa,não sou muito adepta confesso mas como esporadicamente ...Sei que existem alguns alimentos muito utilizados na cozinha macrobiótica por exemplo que apresentam elevados teores em cálcio,no entanto ainda conheço muito pouco dessa realidade..mas cada vez mais sinto vontade de aprender para encontrar uma alternativa

  3. Iogurtes também são boa opção, possuem enzimas que digerem parte da lactose por si próprias.

    Não tenho completa certeza disto, mas julgo que a ingestão conjunta com gordura ajuda. Isto porque vai aumentar a motilidade, ou seja, "acelera" a digestão e aumenta a absorção. Tenho que confirmar isto, mas encontrei uma fonte que afirma o mesmo (1), mas não posso garantir a fiabilidade, apesar de me parecer que fiável.

    Tente ingerir o máximo que consegue até ficar mal disposta. Se conseguir beber um iogurte e 3 ou 4 fatias de queijo por dia, sem ficar mal disposta, já é alguma coisa. Procure encontrar este "ponto" de tolerância.

    (1) http://www.e-gastroped.com.br/dec04/intolerancia.htm

    • 2010-03-19 11:58:4419 Março 2010
    • #6

    Ai Carlos neste momento já tenho tantos problemas para tratar que não me apetece arriscar levar o meu organismo ao limite fazendo experiências dessas...porque conheço o resultado.Mas assim que estiver livre da medicamentação que estou a tomar para um problema de saúde,vou experimentar sim,para ver qual é a resistência do meu estômago aos produtos com lactose e derivados neste momento.Devemos ingerir o que o organismo nos pede mas nunca ultrapassar os seus limites porque é isso que nos conduz a certas doenças.Obrigado Carlos pela sugestão:)

    • 2010-03-20 01:43:2520 Março 2010
    • #7

    Eu deixei de consumir leite...
    Consigo comer iogurtes mas os bebíveis não me deixam bem disposta.
    Com o queijo não tenho problemas. Mas opto pelos magros...

    Não sei se terá algo a ver com a medicação que tomo para a fibromialgia ou se até será um dos muitos sintomas da mesma ( a irritação nos intestinos de vez em quando...) mas que desde que o deixei de consumir melhorei muito, é uma verdade.

  4. Como eu tinha dito atrás, tentem optar pelo queijo e iogurte. São uma boa fonte de cálcio, com menos lactose que o leite puro.

    E tenho que experimentar comparar qual tolero melhor: leite gordo ou leite magro. (sacrifico-me em nome da ciência :big_grin_squint:)

  5. isa tem fibromialgia? :/ doença chata, então terá tendencia para síndrome de intestino irritável, é normal pessoas com fibromialgia terem sii.
    eu tenho sii dos grandes, fiz um teste de tolerancia/alergia a alimentos e o leite também é um deles.
    convém evitar, mas pode-se em geral comer, agora em poucas quantidades mesmo, e não repetidamente.

    alimentos que irritam o intestino em geral: leite, chocolate, picantes...

    • 2010-03-20 23:40:5620 Março 2010
    • #10

    Boas

    Carlos, eu tive mesmo que abolir o leite. Experimentei inicialmente a diminuição de ingestão de leite meio gordo e posteriormente tentei o leite magro.
    Como a situação se mantinha, optei por deixar de o consumir. Resolveu... Mas ficaram os iogurtes.
    Até nestes tive que decidir entre os bebíveis e os de colher. E ganharam os de colher ;)
    O motivo não consigo explicar mas como não tive mais recaídas... Perfeito!

    Fernando, é verdade. Tenho fibromialgia, uma insuficiência mitral e até há uns dias atrás era míope... É só escolher :smitten:
    Fora de brincadeira, descobri que padecia desta doença após o nascimento da minha filha, ( tenho que ir postar nas "doenças crónicas", porque foi mais uma aventura) mas aprendi a identificar os sinais por pequenas coisas como a do SII e como diminuir/ suprimir as dores ou sintomas.

    Assim como o Fernando... :smile:

    data-ad-client="ca-pub-8057434045421582" data-ad-slot="3064784842">
  6. Sim, nesse caso é de preferir o iogurte, então, e o motivo para não teres tido recaídas, é precisamente a presença de lactase no próprio iogurte.

  7. oollla gostava que alguem conhece o exame H2 no ar expirado???

  8. A intolerância à lactose não é grave. A falta de cálcio e vitamina D pode ser compensada com diversos alimentos alternativos e, em último caso, com fontes medicamentosas de cálcio (comprimidos). De qualquer forma, muitas vezes consegue-se encontrar um ponto de tolerância, ou seja, uma quantidade de produtos lácteos até à qual o seu filho consegue tolerar.

    Quanto a esse teste, consiste no seguinte: não existindo a enzima lactase em quantidades suficientes no intestino, para digerir a lactose, esta acaba por ser digerida por bactérias aí existentes. Essas bactérias, ao digerirem a lactose, produzem H2 (hidrogénio - é isto que faz com que, muitas vezes, uma das consequências sejam as flatulências). Portanto o que vão fazer no teste é dar ao seu filho, para beber, uma substância contendo lactose e de seguida pedir ao seu filho para expirar com força para uma máquina de X em X minutos e verificar a quantidade de H2 presente.

    Caso se verifique a intolerância à lactose, o médico irá indicar-lhe uma dieta, mais ou menos rigorosa conforme o grau de intolerância, onde estão presentes todos os alimentos que substituem perfeitamente os lacticíneos. E mesmo iogurtes e afins, hoje em dia já existem alguns sem lactose (são é caros...).

    • 2013-02-15 00:21:1515 Fevereiro 2013 editado
    • #14

    eu sou intolerante à lactose, descobri hoje..a questão é que toda a minha vida(ate ha uns meses devido a saber que o leite faz mal)bebi leite, e nunca mas nunca tive sintomas que revelassem ser intolerante...acho estranho..é que esta intolerancia é muito grande..acham normal eu nao ter tido nunca sintomas?
    eu do que me lembro nao tinha..do que me lembro,as vezes sentia era os intestinos a tremer e as vezes dores de barriga, mas acho que isso nao justifica visto que no resultado do exame diz que sou muito intolerante...e nunca notei nada de intolerancia senao ja tinha ido ao medico

    • 2013-02-15 17:04:1415 Fevereiro 2013
    • #15

    Boas. Eu descobri há menos de um ano que sou intolerante à lactose. Sempre bebi leite e comi derivados de leite mas a verdade é que agora basta beber um pouco de nada de leite e dá-me logo a volta aos intestinos e fico mal disposto. "Descobri" os produtos sem lactose, leite, iogurtes, manteiga, entre outras coisas e a verdade é que já não tenho as crises que tinha quando bebia ou comia coisas derivadas de leite

    • 2013-02-16 01:03:2016 Fevereiro 2013
    • #16

    pois, vou tambem começar a reparar se o leite me faz mesmo mal ou nao...é que hoje, misturei um bocadinho de leite com muito café, e depois fiquei com dores de barriga

  9. Bom, há hoje no mercado alternativas ao tradicional leite de vaca.
    Uma ótima alternativa para quem possui IL são os leites vegetais (extratos), eu consumo leites vegetais por opção, são mais saudáveis e deliciosos.
    O leite de soja é o mais conhecido, porém existem outros como, leite de arroz, leite de aveia, leite de amêndoas.
    http://www.coletivoverde.com.br/leites-vegetais/ Este Link possui exemplos e ensina como preparar em casa, sendo assim uma alternativa saudável, econômica e ética também. =)
    Eu mesma já preparei o leite de soja, aveia e amendoas.
    E muitos alimentos são feitos sem leite animal também, só conferir os ingredientes, composição, etc.
    Também, nem é saudável ficar tomando muito leite animal depois de atingir a maturidade porque quanto mais adulto menos lactase no corpo. Porém, como é forçada ingestão do leite de origem animal o organismo torna a IL recessiva. Veja um artigo explicando melhor http://www.news-medical.net/health/Lactase-Biology-(Portuguese).aspx
    Eu sei que minha professora de Biologia falou em uma aula da minha oitava série que sim a lactase não é mais produzida pelo nosso organismo depois na maturidade e que consumir muito leite depois de adulto pode causar rugas.
    Ahh, eu prefiro leites vegetais e recomendo, quanto ao cálcio, vegetais verdes escuros são excelentes fontes de cálcio. Veja http://www.nutriveg.com.br/caacutelcio-na-dieta-vegana.html
    Portanto, quem tem IL pode ter uma vida maravilhosa e muito mais saudável do que quem não tem. Afinal gente, o ser humano é o único mamífero que permanece consumindo leite após atingir a maturidade. Pelo menos que eu saiba; prefiro seguir o equilíbrio da natureza! ^^

    Bjinhosss!!!

  10. Bom, acho que meu comentário não foi lá muito útil, mas talvez esse seja, todos os seres humanos adultos tem intolerância à lactose, justamente pelo fato de não produzirmos a lactase nas mesmas proporções com o tempo. Enfim, nosso corpo fica inchado por causa do leite, se você durante uma semana cortar os laticínios de sua alimentação, e for se pesar, notará uma diminuição considerável, no meu caso, 4kg. Bom, talvez esse seja o fato de quem tem intolerância não perceber, mas também pode ser pela nossa mania de automedicação, sente um mal estar e ao invés de consultar um médico, já compra um remedinho e ta tudo certo, falo por mim, a rotina, o dia dia também influenciam para esse comportamento.
    Bom, eu não sou "expert" mas pode ser isso.
    Acho que também sou um tanto intolerante pra mais do que pro normal, mas como sou adepta dos leites vegetais ou as vezes dos desnatados que contém os mesmos nutrientes e zero gordura (recomendo).
    Mas é isso! Beijoss!

  11. Muito obrigado pelas sugestoes tmoraisfl.
    Eu no meu caso nao tenho uma Intolerancia a lactose grave, e a minha opcao foi comecar a comer iogurtes porque o leite de soja e caro.
    Mas vou dar uma espreitadela no site que deste para fazer em casa.

  12. Olá! Gostava que alguém me esclarecesse uma dúvida, por favor.
    Quando se é intolerante a lactose, é normal a barriga inchar quando se ingere algo que contenha lactose. Mas é normal a barriga inchar quando se come algo que não tenha lactose? Eu sou tolerante a lactose e fico inchada só de beber um copo de água. Isto acontece a mais alguém?

    • 2014-05-06 11:03:55 6 Maio 2014
    • #21

    Olá,

    Eu sou bastante intolerante à lactose e neste momento cortei completamente c tudo o q tenha lactose, pois tenho SCI e é um sofrimento horrível de cada vez q como algo com lactose (por desconhecimento), fora de casa, pois em casa n entra nada com lactose :-) Bebo leite de arroz (pqe o de soja tb n tolero mto bem), margarina vegetal ou creme p barrar Alpro Soya, natas de soja e queijo de cabra como por vezes, em mto pouca quantidade.
    leonor.ap esse inchaço n terá a ver c alguma medicação? Eu sinto isso se comer algo c lactose, mas tb já tomei medicamentos q me faziam isso (AD's ou ansiolíticos).

  13. Ola bia!! Muito obrigada pela resposta. Penso que não ingiro nada com lactose mas fico inchada na mesma. Normalmente quando se toma lactose, ainda demora um tempo a inchar a barriga. Mas eu como qualquer coisa e fico inchada instantaneamente. Isto passa-se consigo? Espero que nao!

  14. _Bia_ , no meu 1º comentario disse que era tolerante a lactose. Enganei-me,
    queria dizer que sou intolerante.

  15. _Bia_ , no meu 1º comentario disse que era tolerante a lactose. Enganei-me,
    queria dizer que sou intolerante.

    • 2014-05-07 17:20:21 7 Maio 2014
    • #25

    Olá Leonor,

    Sim, isso tb se passa comigo, pqe tenho outras intolerâncias. Talvez a Leonor seja intolerante a + alguma coisa q desconhece. Eu por ex. tb tenho alguma intolerância ao glúten e se comer + do q uma bolinha de pão por dia, fico c essa sensação de inchaço :-( Hoje estou assim p causa de umas batatas fritas q comi ao almoço, foi um risco q paguei caro :-)
    É uma questão de ir retirando certos alimentos e ver como reage. O ideal seria conseguir fazer um diário c tudo o q come e como se sente nesse dia.
    As melhoras!

  16. Eu sou intolerante a lactose a vários anos. Inicialmente só era intolerante ao leite, sempre que bebia leite 12h depois tinha diarreia. Com o passar dos anos a intolerância agravou e o tempo do efeito do consumo também diminuiu, passando para 8h após beber leite e por fim 4h. Consumia derivados do leite sem problema algum, até que comecei a sentir flatulência e inchaço abdominal. Actualmente o inchaço é generalizado, o meu corpo aumenta todo ele de volume e, antes era por dois três dias, agora chego a estar meses. O problema do aumento de volume, penso eu, estará relacionado com o facto de eu não conseguir libertar os gases com muita facilidade, acumulo os gases no corpo. Mas quanto a isto não sei muito bem, nunca encontrei nada sobre este assunto.

    Alimentos para substituir, normalmente tem as bebidas de soja, arroz, cevada, etc já existe uma grande variedade, apesar que conheço algumas pessoas, um deles é meu professor de anatomia, que tem flatulência e as vezes dor abdominal quando ingere bebidas de soja, diz que prefere os leites sem lactose (que considero bem caros e prefiro não comprar).

    Quanto ao cálcio e vitamina D, existem muitos alimentos que têm grande quantidade, como brócolos, a couve chinesa, a couve portuguesa e a couve-galega, tem também a sardinha e outros peixes... há também alguns sucos de fruta que podem ser feitos em casa, comprando a poupa da fruta no supermercado que podem ajudar a obter a dose diária recomendada. Caso contrário, há sempre os suplementos farmacêuticos de cálcio e vitamina D.

    Quanto ao facto de as vezes não consumir produtos com lactose e mesmo assim sentir sintomas, a mim acontece ter sintomas com alguns alimentos que têm escrito "pode conter vestígios de lactose". Há também, como alguém já falou a medicação, muita, para não dizer a grande maioria da medicação tem lactose ou lactose mono-hidratada, mesmo em doses muitoooooooooooooooo pequenas, pode causar sintomas. Por exemplo a medicação para resfriados tem lactose e existe uma lista infindável, tem que confirmar sempre antes de tomar.

    Suplemento de lactase, eu já tomei e tenho aqui uma meia caixa ainda, porque deixei de tomar, pois não vi grande efeito e é preciso tomar uma grande quantidade (segundo a bula tem que se tomar 4 comprimidos para beber 200ml de leite), como aqui na farmácia não encontro outro, preferi desistir, pois como disse, não noto diferença com a toma.

    Cumprimentos

    António