Participar & Escrever

  1. Boas pessoal,

    ontem por mero acaso vi um documentário na National Geographic que falava sobre Cefaleias em Salvas que curiosamente falava em sintomas que eu sofro quando de dores de cabeça se encaixam perfeitamente:

    Dor apenas de um lado (predominantemente do lado esquerdo no meu caso) e parece que estão-me a espetar facadas pelo olho dentro... e vem por crises, posso andar alguns dias bem como de repente ando dias que a dor é insuportável.

    No caso de se tratar mesmo de Cefaleias em Salvas gostaria de saber se poderá ser um quisto a provocar tais dores de cabeça... É que à uns anitos foi-me detecta um quisto (Segundo o médico a sua remoção é desnecessária) mesmo atrás do olho esquerdo (curiosamente lado onde me ocorre diria que 90 a 95% das crises). Então gostaria de saber dos especialista se o quisto é uma possível causa para este tormento.


  2. Boa noite,
    O meu pai começou há cerca de uns três anos com crises idênticas, pesquisei informação pensando que se tratava das ditas cefaleias.
    Entretanto este ano a neurologistas diagnoticou-lhe "nevralgia do trigêmio" (os sintomas são muito parecidos). O trigêmio é um nervo na zona do crânio que quando pressionado causa essas crises horriveis. Pelo que vi na net, há algumas opções de tratamento e em último caso há o recurso a cirurgia para descomprimir o nervo. Contudo a neurologista disse-nos que não havia cura para este problema. Receitou um medicamento para atenuar a dor, aumentou a dose, mas o resultado foi apenas parcial...
    Apesar de estar longe de ser especialista no assunto, parece-me que a medicina no Brasil, está mais avançada em relação à resolução deste problema.
    Consulte um bom neurologista, (mais do que um aconselho) a ver se encontra solução quanto antes. Faça algo, porque sei o que o meu pai sofre com isso (chega a passar noites sentado por receio de inclinar a cabeça). Talvez com a idade dele seja perigoso a cirurgia, mas é realmente uma situação muito complicada :( Dizem que é das piores dores que um ser humano pode suportar...
    Votos de melhoras!

  3. Pode obter informação relativamente a uma abordagem emergente no tratamento das cefaleias neste website:http://www.headacheclinic.com.au/clinic-approach.php.Já existem terapeutas em portugal a trabalhar com esta técnica.
    Qualquer dúvida disponha.
    Cumprimentos
    João Moreira

  4. Olá pessoal

    É a primeira vez que entro em um fórum para falar sobre a Cefaléia em Salvas. Eu possuo esse "doença" crônica a mais de quinze anos e levei cerca de dez anos para ser diagnosticado corretamente. Antes os médico também pensavam se tratar de nevralgia do trigêmio pois a dor se inicia no globo ocular e se ramifica para a face (bochecha, ouvidos e maxilar) onde se encontra exatamente o nervo do trigêmio. Mas assim que relatei meus sintomas, períodos da crise e tempo de ocorrência, deu-se então o diagnóstico de cefaléia em salvas. A dor é predominantemente do lado esquerdo do rosto, mais precisamente no globo ocular (parece que enfiam uma lâmina dentro do olho) a narina esquerda fica totalmente tampada ou escorrendo, a dor se espalha para a maçâ do rosto, ouvido e chega a doer até os dentes. A crise geralmente dura entre 1 a 3 meses depois ela desaparece, vindo somente depois de um ou dois anos. Cada crise dura em média 30 a 90 minutos no máximo.
    Tudo que lia respeito diz que o motivo das dores é a falta de oxigênio nessa região, mas não sabem ainda o porquê isso ocorre. Também não existe cura, apenas tratamentos para aliviar a dor e reduzir o tempo da crise.
    Espero ter ajudado e desejo encontrar mais pessoas com a mesma dor para trocarmos experiências e quem sabe um dia encontrar a cura definitiva para isso, pois só quem tem sabe o tamanho da dor.