Participar & Escrever

    • 2012-10-01 04:45:17 1 Outubro 2012 editado
    • #1

    Na sequência de uma conversa partilhada com Patyj no post "Depressão - quero ajudar o meu namorado", aqui: http://forumsaude.com/conversa/1745/depressao-quero-ajudar-o-meu-namorado/ quis discutir convosco esta minha ideia, que não é totalmente nova.

    Eu acho que os cursos de Psicologia ministrados nas nossas universidades deviam ter a psicoterapia como parte da formação. Ou seja, todos os alunos deviam ter direito a um profissional (que não fosse professor) que os acompanhasse durante pelo menos o primeiro ano. Os alunos muitas vezes encontram-se um pouco perdidos com as mudanças que estão a ocorrer nas suas vidas, a própria escolha profissional em si pode ser motivo de muitas dúvidas, acho que não é novidade que alguns alunos (conscientes ou não) fazem a escolha também com esperança de resolver os seus próprios conflitos, talvez a psicoterapia os ajudasse a clarificar as suas escolhas e para aqueles que têm aquela certeza interna que aquela é a sua vocaçãos ser-lhes-á benéfico em todos os níveis, inclusive fortalecendo-os, para serem melhores futuros psicólogos.

    Sei que isto traz alguns "MAS..." nomeadamente o económico. Eu pouco entendo de economia e política, mas sei que para implementar isso era preciso mover dinheiro e recursos e neste momento não se fala em mais nada a não ser poupar. Mas se calhar até se estaria a poupar... Poupar "anos perdidos" a saltar de curso, poupar em custos futuros associados a problemas psicológicos, poupar nos custos associados ao desemprego e improdutividade no trabalho, poupar os pacientes de se esbarrarem com psicólogos sem o mínimo "jeito" e outras poupanças que vocês detectem...

    O que vocês acham? Possível ou a roçar o utópico?

    E já que falo em POUPAR, que tal outro tópico a discutir a POUPANÇA nos custos na saúde mental de apostássemos muito mais na PREVENÇÃO em vez do foco no TRATAMENTO? Parece que atualmente deixa-se as pessoas viverem num mundo louco, em famílias loucas e depois espera-se que elas cheguem também à loucura para então resolver que tem de se fazer algo.


    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: Prizrak

    • 2018-01-15 02:35:1015 Janeiro 2018
    • #2

    Desconhecia esse facto, ultimamente ando interessado nessa área, mas a nível de cadeiras específicas nesse curso desconheço, como são ministradas