Participar & Escrever

Ver mais sobre

    • 2012-02-02 14:54:27 2 Fevereiro 2012 editado
    • #1

    Viva pessoal,
    Á uns anos que me deparo com um problema no meu ouvido direito que agora parece-me a mim têm vindo a piorar. O que acontece é um incomodativo eco (parece o som identico ao de quando temos agua nos ouvidos) que me faz quando oiço barulhos mais altos ou mais graves. No entanto nem sempre têm a ver com o barulho, por exemplo, se passar com a mão na parte exterior do ouvido assim que a tiro faz-me esse barulho. Imaginem de estar numa sala cheia de pessoas a falar e por vezes estar a ouvir barulhos no interior do ouvido costantemente, é horrivel. Em tempos, este barulho parecia ser menor ou então era o ouvido que não estava tão sensivel e agora parece estar pior.
    Obvimamente numa situação destas dirigi-me a um especialista da materia, provavelente alguns conhecerão, o Dr. Pinto Correia em Santarém. Qual não é o meu espanto quando ele me diz que nunca ouviu tal coisa e que ao observar os meus ouvidos estes parecem-lhe perfeitos!! Fiquei de fazer uns exames pormenorizados (AUDIOGRAMA TONAL E IMPEDÂNCIA) para lhe amostrar mas sinceramente estou com receio de os fazer e ele me dizer que nada vê e nada pode fazer pelo problema, isto porque oiço perfeitamente e não tenho qualquer dor!
    Pergunto-vos, sabem de algum caso parecido ou semelhante? Agradeço os vossos comentários
    Obrigado


    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: mingas Lange, Sara portas, Elis81

    • 2012-02-02 15:03:44 2 Fevereiro 2012
    • #2

    oi. estou mais ou menos na mesma 3 otorrinos e 1 neurologista detectam problema com teste de weber, mas não me sabem dizer o que tenho.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: JKP12

    • 2012-02-02 15:16:57 2 Fevereiro 2012
    • #3

    Em que consiste esse teste de weber? È possivel fazer algo para tratar?

    • 2012-02-02 15:40:29 2 Fevereiro 2012
    • #4

    O teste de Weber ou prova de Weber é um teste clínico rápido para avaliar a audição. Pode detectar perda auditiva condutiva unilateral e perda auditiva neurossensorial unilateral.

    Há diversas terapias que podem ajudar, mas ainda não experimentei nenhuma: terapia sacro craniana, osteopatia, quiroprática

    • 2012-02-20 09:56:2620 Fevereiro 2012
    • #5

    Ao fazer os exames requeridos não se notou nada de anormal nos ouvidos, todos os sinais vitais estão lá, oiço perfeitamente e como o otorrino diz, tenho uns ouvidos melhores que os dele!!! ora bem, o problema persiste e eu sem saber o que fazer. Ao executar os exames, a doutora em questão disse que á partida e como os ouvidos estão OK, o problema pode estar relacionado com as vias respiratórias, já que tenho um desvio no septo do lado direito (o mesmo lado do ouvido com problemas). O médico diz que pode ser mas que só saberemos se operar (septoplastia). Não existem exames que permitam saber se as vias respiratórias estão de facto a interferir com o ouvido? É que ir operar ás escuras ás espera que resulte é no minimo dificil de engolir...quais as vossas opiniões?

    • 2012-10-04 00:59:53 4 Outubro 2012
    • #6

    Oi JPK12, faz 2 dias o interfone deu um super estalo no meu ouvido, ainda não fui ao médico mas tenho os mesmos sintomas teus. Parece que certos sons reverberam, enfim, principalmente quando eu falo. O que estou achando engraçado é que minhas vias respiratórias desse lado esquerdo atingido pelo som forte ficaram congestionadas. Bem, vou ao médico amanhã ver o que há. Ih, tô vendo que seu post é de fevereiro, vc já deve saber o que passou. Se puder explique então, abraços!

    • 2012-11-07 11:45:27 7 Novembro 2012
    • #7

    O meu problema continua, apesar de por vezes se notar menos. Já fiz exames no otorrino e nada. se ouvir barulhos mais altos, se falar mais alto oiço sempre o eco. é super incomodativo. Em principio terei de realizar a septoplastia para ver se resolve. já teve solução o sue problema?

    • 2013-03-17 16:48:1317 Março 2013
    • #8

    olha meu problema é meio parecido com de vocês a uns tempos fui ao otorrino para retirada de sera de um dos ouvidos o esquerdo ele estava entupido estava surdo dele apos o ato eu passei a ouvir bem dele e adivinha o ouvido que estava bom o esquerdo passou a ter problema ficou sensível com pouca audiçao e o pior com um eco orrivel ouvia as pessoas conversarem comigo e depois ou melhor no mesmo tempo ouvia o eco mais fininho e destorcido da voz ou do som chegado até ele .
    o eco com o tempo desapareceu mas estou com zumbido no ouvido e escuto mal dele alguém sabe me dizer o porque de sempre estar com problema num deles foi sana um e o outro que era perfeito ficou assim que coisa hem!!!

    • 2013-03-17 16:54:3617 Março 2013
    • #9

    rc, se o otorrino não mexeu no ouvido direito dessa vez que limpou o esquerdo, então será pura coincidência. Quanto às causas do problema que agora tem no direito, tanto podem ser a nível do nervo ou das próprias estruturas auditivas. Só mesmo indo ao seu otorrino novamente poderá descobrir.

    • 2013-03-18 10:04:3918 Março 2013
    • #10

    Não consigo solucionar o meu problema. Deixei de ter qualidade de vida, não consigo viver a vida que vivia, não saio, não socializo, não convivo, nada...encontro-me completamente desesperado e as ideias malucas começam a aparecer de vez em quando.
    Fui a diversos otorrinos mas ninguém me consegue ajudar, ninguém vê nada, está tudo perfeito...eu pergunto como isso é possivel? Basta eu agitar a orelha no exterior mas ouvir barulhos no interior. Faz uma especie de ressonância dentro da caixa auditiva, não consigo viver com isto.
    É possivel fazer-se cirurgia de tratamento ao nervo e estruturas auditivas? É que os médicos dizem que não tenho nada mas a verdade é que isto me incomododa a toda a hora e eu acredito que para tentar no minimo resolver este problema só operando mesmo, alguma coisa não está bem.

    data-ad-client="ca-pub-8057434045421582" data-ad-slot="3064784842">
    • 2013-03-26 20:43:1226 Março 2013 editado
    • #11

    JKP12
    Estou com mesmo problema, talvez não com a mesma intensidade, mas o tenho. Curiosamente, também tenho desvio de septo. Mas, no meu caso, o problema já passou de um ouvido para o outro duas vezes. Acontece que ele é mais persistente no lado do desvio (coincidentemente, o direito). O último otorrino me disse que a causa podem ser espasmos dentro do ouvido, o que, para mim, faz um certo sentido, já que já tive espasmos nas pálpebras, principalmente quando estou sob stress ou sono mal-resolvido. Também estou com zumbido no ouvido que está com ecos, conforme relatou RC, e o zumbido me parece maior pela manhã, quando acordo. Ah, também tenho a sensação de estar com ouvido tapado e estalos ocorrem quando degluto. Submeti-me a algumas audiometrias que mostraram perdas nas faixas de 250Hz e 500Hz, algo de que já desconfiava. Não sei o que mais me incomoda: o zumbido ou os ecos. Estarei fazendo um exame chamado BERA em 11/04, para que o otorrino me diga algo. Desejem-me sorte! :stress:

    • 2013-03-27 09:33:3227 Março 2013
    • #12

    Lex_fs,
    Mas como te aparecem os estalos? Têm a ver com alguma reação ao som mais alto ou a movimento no exterior da orelha? Ou estalam do nada?
    É que é isto é que me deixa intrigado, o abanar a orelha no exterior e sentir ressonancia dentro da caixa timpânica. Não consigo entender.
    Agora ultimamente têm-me acontecido outra, quando me deito para cima do ouvido direito, o que têm o problema, por vezes sinto algo a mexer dentro do ouvido, a sensação é igual a algo que se estivesse a descolar no interior. Sei que isto parece estranho, mas os sintomas por vezes são dificeis de explicar. Eu ja fiz audiometrias e não acuso qualquer perda auditiva! Aliás, oiço bem demais!
    Tenho estalos na mandibula do lado direito, o mesmo lado do ouvido, quando chego o queixo para a frente o maxilar estala...já me disseram que pode ter a ver com a ATM.
    Enfim, pior que ter um problema é não ter remédio para ele.
    Em que consiste esse exame BERA?

    • 2013-03-27 13:02:0827 Março 2013
    • #13

    JKP12

    Os estalos ocorrem internamente, como se estivesse com secreção na trompa de eustáquio do ouvido direito, geralmente quando engulo algum líquido ou a própria saliva. Contudo, as duas últimas audiometrias acusam o funcionamento normal da trompa de eustáquio. Concordo que, às vezes, sintomas são difíceis de explicar. Não sei que relação possa ter, mas se pressionar minha orelha direita e movê-la em determinado sentido, ela estala como se algo estivesse solto ou mal-encaixado. Acredito que minha mandíbula funcione perfeitamente, mas, ao tocar neste assunto, lembro que já me ocorreram dores episódicas, algo em torno de dois ou três dias, no ouvido ao mover a mandíbula em certa posição. Lembro de ter feito tal queixa ao médico, que me examinou e afirmou que está tudo dentro da normalidade.

    Ainda não sei do que se trata o BERA. A única informação que o médico me passou é a de é um exame mais detalhado que a audiometria.

    Hoje, particularmente, estou bem pior em relação aos ecos e, coincidentemente ou não, tive minha noite de sono perturbada por uma ocorrência às 02:00h da madrugada. Estou a verificar com mais cuidado a relação problema/sono.

    Gostaria de saber se com você ocorrem oscilações, porque comigo está sempre pior pela manhã. Inclusive, meu médico disse que deveria ser o contrário: à noite o sintoma deveria ser mais intenso ou eu deveria estar mais incomodado com ele (mais um indício de diagnóstico impreciso).

    Obs: Esqueci de mencionar, mas sofro também de rinite alérgica, o que me rende muita secreção nasal o dia inteiro.

    • 2013-03-27 13:13:0427 Março 2013
    • #14

    Surgiu-me uma nova suspeita. Uso pantoprazol com certa regularidade para prevenir gastrite, visto que já fui acometido por ela. A bula deste remédio lista, como reações adversas raras, dentre outras, toque no ouvido ou sons estranhos dentro do ouvido. Acho que vale a pena investigar.

    • 2013-03-27 22:20:3627 Março 2013
    • #15

    Eu nem chamaria isto bem de estalos, na realidade o barulho que oiço dentro do ouvido como reação ao barulho e ao movimento é uma especie de ressonância dentro da caixa timpanica, muito parecido com o barulho de quando temos agua dentro dos ouvidos e tombamos a cabeça.
    Essa situação que descreves de mexer na orelha e ouvir algo como que estando desencaixado também me acontece.
    Se mexer no interior do ouvido direito, se agitar a orelha no exterior ou se tapar e destapar o ouvido contrário oiço essa ressonancia dentro do ouvido direito.
    Ultimamente e como disse têm-me acontecido outra: ao deitar-me para cima do ouvido com o problema tenho sentido uma impressao no interior do ouvido como se algo se estivesse a descolar, até faz impressão...parece que sai alguma coisa pela orelha fora!
    Coloquei aparelho ortodontico á duas semanas e noto que agora até a falar por vezes me incomoda. Se eu falar mais alto ou se falarem alto para mim o problema aparece. Ao espreguiçar e bocejar por vezes também me faz contato com o ouvido. Estranho né?
    Existem oscilações umas vezes parece maior que outras, o espasmo no ouvido nem sempre têm a mesma intensidade. De manhã tambem costumo andar pior, por vezes custa-me bastante ouvir barulho. O teu ouvido também reage mal aos sons graves como loiças a bater, caes a ladrar etc??

    • 2013-03-28 00:07:5028 Março 2013
    • #16

    Também sofro com os sons graves e com volumes altos. Não atendo o telefone no ouvido afetado, é incômodo e por vezes não entendo palavras. Já estive mal a ponto de não suportar o choro da minha criança, que parecia se multiplicar e se amplificar dentro do ouvido. Também tenho a sensação de estar com o ouvido tapado, você sente isso?

    • 2013-03-28 15:09:0728 Março 2013
    • #17

    Temos de facto muitos sintomas parecidos. Crianças a chorar também dificil para mim, á medida que oiço o barulho mais alto ele faz estremecer todo o ouvido. O eco no interior nem sempre é com a mesma intensidade, mas seja como for é sempre incomodativo. Quando acordo tenho a sensaçao de ter os ouvidos tapados, como já tinha dito, de manhã é para esquecer.
    Não consigo relacionar que tenha um problema no interior do ouvido com isto, já que não é preciso haver barulho alto para o ouvido vibrar. ultimamente e noto isto desde que pus aparelho nos dentes, anda muito sensivel. vou marcar uma consulta num cirurgiao maxilo facial de modo a que possa ver se o barulho que tenho nos maxilares pode estar realacionado com isto. o problema disto é que se trata de um problema terrivel mas vamos aos médicos e para eles não se passa nada, a verdade é que todos acham que isto é uma pieguice.

    • 2013-04-03 12:24:17 3 Abril 2013
    • #18

    Ao verificar alguns sites internacionais sobre a materia li bastantes coisas perturbadoras mas não sei até que ponto pode ter a ver com o nosso problema.
    A definição de muita gente para esta sensibilidade é a chamada Hiperacusia, uma doença terrivel, em que alguns dos doentes com este problema já colocaram termo á vida, o mais chocante que li foi de um belga chamado Dietrich Hectors, podes pesquisar na net, aparece muita coisa.
    No entanto, existem pessoas que se queixam do mesmo mas caracterizam o problema como dor nos ouvidos, todos os barulhos doem. Não sei se referem o incomodo como dor ou se dói mesmo o ouvido e cabeça, isso ainda estou para saber.
    O que eu não consigo interligar nisto é que eu tenho o problema de eco/vibração no ouvido direito aos barulhos mas isto não acontece só dessa forma. Porque oiço por vezes o eco ao mastigar, engolir, espreguiçar, bocejar, boxexar a boca após lavar os dentes, mexer na orelha do lado de fora, tapando o ouvido esquerdo e destapando e ás vezes até a mexer em certas zonas da face, como se de uma questão nervosa se tratasse.
    Ao alongar a pesquisa e ainda estou para perceber melhor deparei-me com pessoas a quem foi diagnosticado um problema no tensor do timpano, um musculo mais propriamente dito.
    Qual a vossa opinião sobre isto?
    Obrigado

    • 2013-04-09 15:58:22 9 Abril 2013
    • #19

    JKP12

    No meu caso, não sei dizer se o stress é a causa, mas já posso dizer com segurança que ele agrava muito a minha situação. Dormir pouco, dar vazão à ansiedade ou a outros descontroles emocionais têm aumentado o zumbido que ouço e aos ecos que tanto me incomodam. Mas não estou com fé de que evitar tais coisas vá me curar, o que me é muitíssimo frustrante. Você já averiguou se possui algum tipo de disfunção tubária? Você ouve bem em todo o espectro de frequência? Pergunto-lhe porque nas primeiras audiometrias a que me submeti o exame sempre resultava em normalidade, porém minha perda, dita pequena, se dá entre 250Hz e 500Hz, à quais não havia sido submetido até que eu conseguisse explicar efetivamente o sintoma ao examinador. Acredito que ele estava dando ênfase à freqüência de 1KHz, por ser a que se relaciona com a voz, isso o fazia concluir que ouvia perfeitamente.

    Quando você pressuriza os ouvidos, tampando o nariz e soprando moderadamente para enchê-los, sente que a passagem do ar se dá com mais dificuldade no ouvido afetado?

  1. Boas,

    Devo começar por dizer que sou engenheiro de som e como tal, a minha vida são os meus ouvidos...

    À cerca de 4 meses atrás bati violentamente com o lado direito da cabeça, fazendo um traumatismo craniano. Pouco tempo depois, acordei um dia com uma obstrução no ouvido direito, algo que me perturbava a audição. Tentei que passasse com o tempo, sem sucesso..

    Fui então a um otorrino, que me disse exatamente o mesmo que leio aqui: "O ouvido está impecável e saudável, etc etc"..
    Fiz então os audiogramas, impedancias, e constato que a minha audição continua perfeita ( com uma ligeira descrepância na zona dos 250-500 - zona média-grave)

    Fiz alguma pesquisa e acabei por conseguir os seguintes aspectos: Pancada -> traumatismo -> disturbio na mandibula ATM -> Problema no ouvido.
    Aparentemente não sou a primeira pessoa que (supostamente) um distúrbio da ATM causa problemas a nível de audição e não só!

    Fui até ao cirurgião maxilo facial que me fez tomar dois meses, anti-inflamatório e vasodilatadores para curar o que quer que fosse!

    À medida que o tempo foi passando a sensação de surdez foi aliviando, creio eu, tentei também evitar mesmo pensar nisso e focar-me no meu trabalho ( em estúdio de som..) Já que os Audiogramas mostravam tudo bem, então tinha de acreditar que estava tudo bem..

    Por outro lado, foi-me surgindo outro sintoma: Os estalos quer do lado direito, como também no esquerdo... (Tal como descreveram aqui, ao engolir saliva ou até os consigo provocar, tornando-se até um hábito/vicio que adquiri estupidamente...)
    Pensei, inicialmente, que os estalos fossem o processo de cura da mandíbula, mas já lá vão 4 meses e continuam cada vez mais intensos e por vezes sinto zumbidos, ainda que de curta duração. Por vezes, como foi o caso de hoje, volto a sentir um pouco de surdez, que vai e vem assim muito aleatoriamente.

    É bom saber que há alguém que possa ter respostas para isto, porque já percebi que existem algumas pessoas com sintomas demasiado parecidos, para ser uma ocasionalidade e de tentarmos perceber o que é!

    Quanto ao teste BERA o que é? Já fizeste?

    As melhoras para todos,
    João

    • 2013-04-20 20:10:0520 Abril 2013 editado
    • #21

    Existem próteses (creio que internas) que se podem colocar no ouvido, para aliviar os barulhos. Só não sei quais são, mas o médicos têm conhecimento.
    Um dos médicos na area de otorrinolaringologia mais conhecido é o Dr. Mário Andrea.
    Também o Dr. António Marques Pereira (director de serviço no HSM), o Dr. Óscar Dias (ex chefe desse serviço em Santa Maria). E Dr. João Paço. Creio que dão todos consultas pelo particular também.

    • 2013-04-22 02:15:1222 Abril 2013
    • #22

    jopetri

    Também estou tomando um vasodilatador mas não estou vendo efeito. Para melhor entender o exame BERA, veja os sites http://www.institutobrasileirodosono.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=107&Itemid=179 e http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000300020. Acho que o resultado para mim deu algo que o médico não esperava, porque ele preferiu me dar resposta depois. Pelo que percebi, houve um atraso em V. Contudo, ele me falou que não vê motivos para os sintomas.

    Melhor sorte para vocês!

  2. Boa tarde a todos, a 5 anos convivo com o mesmo problema que vocês ou talvez parecido, meu ouvido direito tem uns estalinhos parecido quando voce frita algo, ou amassa um papel bem barulhento, as penso que vou ficar louca, coincidência ou não, também tenho desvio do septo, acordo varias vezes na noite com o barulho, alguem que teve ou tem este problema poderia me ajudar?, grata:crying:

  3. Boa tarde a todos, a 5 anos convivo com o mesmo problema que vocês ou talvez parecido, meu ouvido direito tem uns estalinhos parecido quando voce frita algo, ou amassa um papel bem barulhento, as penso que vou ficar louca, coincidência ou não, também tenho desvio do septo, acordo varias vezes na noite com o barulho, alguem que teve ou tem este problema poderia me ajudar?, grata:

  4. bom dia! eu também sofro de um problema parecido e já nem sei o que fazer, mas este ruido me incomoda e me deixa num nível elevado de irritação

    • 2013-09-20 12:55:2120 Setembro 2013
    • #26

    Cara Helena Carvalhães,
    Gostava de falar mais consigo sobre o seu problema que pelo descritivo se parece muito com o meu.
    Pode facultar-me o seu email?
    Caso contrário aqui fica o meu: saint12@hotmail.com
    Aguardo novidades.
    Obrigado

  5. Olá!

    Parece que afinal não sou a única.
    Em 2011 apareceu-me uma espécie de eco no meu ouvido esquerdo. No entanto, a única coisa que me incomoda é quando falo. Porque fico com a sensação que ouço a minha voz dentro da minha boca. Os sons exteriores não me incomodam absolutamente nada. E não tenho qualquer ruído. Quando mastigo, o meu ouvido esquerdo estala. Ou quando faço movimentos com o maxilar. Em 2011 fui a um otorrino (em Espinho) e fiz um teste ao ouvido. Na altura o médico disse-me que eu não estava a ouvir perfeitamente bem e que eu tinha os tímpanos murchos, sendo que o lado esquerdo estava pior. Então tomei uns medicamentos e colocava soro fisiológico no nariz. E lembro-me que fiquei melhor. Depois disso nunca mais fui ao médico. Acontece que, o eco de vez em quando lembra-se de me visitar e começo a achar que isto não é lá muito normal.

    • 2013-10-15 15:17:0515 Outubro 2013
    • #28

    Barbara,
    Não sou médico mas como ando á bastante tempo á procura de solução para o meu problema e por aquilo que já ouvi, penso que o seu caso têm a ver com disturbios na ATM.

    Se os barulhos em redor não incomodam e se ouve bem, o problema estará nessa região. Muita gente não liga á ATM mas na realidade é uma das partes mais complexas do corpo humano.

    Sugiro que consulte um especialista, marcando por exemplo uma consulta de cirurgia maxilo facial.
    Um profissional destes consegue detetar se este é o caso.

    Espero que possa ajudar.

  6. Obrigada! :)

    Tenho pena que nenhum médico ainda não o tenha ajudado. Não deve ser nada agradável. Mas, acima de tudo, positivismo para atrair coisas boas.

    • 2013-12-25 20:54:1125 Dezembro 2013
    • #30

    JKP12
    Tenho um problema parecido, sempre que oiço um som mais alto ou cortante (objectos de metal a bater ou talheres, ou mesmo por exemplo o estalar de dedos no silencio ou pessoas com voz mais aguda), oiço uma espécie de um espasmo dentro do meu ouvido, bastante incomodativo e doloroso até.
    Ainda nada fiz para tentar resolver este problema. Sugestões?

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: JKP12

    • 2014-01-03 16:29:15 3 Janeiro 2014
    • #31

    Ola helena carvalhaes
    Eu também tenho um problema no ouvido direito, que mais parece que estou constantemente a amarrotar papel (do tipo solafane ou papel vegetal) dentro do ouvido,quando mexo os maxilares, quando mexo a cabeça, a orelha ou faço qualquer pressão com os dedos na face, no ouvido ou nas zonas circundantes do ouvido. É um barulho do tipo de amarrotar papel que se ouve no exterior por outras pessoas.
    Dá ideia de estar a roçar (fricção) duas membranas sobrepostas, bastante incomodativo e que me aparecer há cerca de um mês.
    Alguém pode ajudar.

  7. Olá meus amigos,

    Estava lendo alguns dos comentários aqui e as vezes sinto algo parecido. Acho que algo que devem investigar é a questão da DisfunçãoTemporoMandibular, mais conhecida como DTM. Realmente esses pequenos problemas chegam a certo ponto mexer com o emocional da pessoa. Contudo, plantem dentro de vocês a certeza da cura e cultive isso todos os dias. Se você começar a plantar pensamentos negativos, tudo vem a desandar rapidamente. Não sei se creem em Deus. Tive um problema que mexeu muito com meu emocional. Eu estava a cada dia mais perdido sem ter algo em que eu me sentisse bem e com paz. Foi então que voltei a participar de cultos em uma igreja evangélica e isso serviu como uma verdadeira terapia para mim. Leia a biblia isso te faz sentir uma paz. Hoje diminuiu bastante meus problemas. Fazia exames e exames e tratamento médico, sem solução efecaz. Vocês tem que arranjar uma forma de conseguir um ponto de equilibrio, a paz. Eu encontrei em Jesus Cristo e recomendo. Fiquem na paz!

  8. JKP12
    Encotrei este site na expetativa de encontrar sintomas como os que eu tenho e que são exatamente como os que você descreve. Zumbido permanente no ouvido esquerdo, sensação de ouvido tapado (esquerdo), agravados ao acordar, os sons que me incomodam, a sensação de água no ouvido. O colocar o dedo no ouvido e tirar e ouvir um som tipo "zoing". Esse mau estar que você tão bem descreve e por vezes também tonturas.
    Já fiz todos os exames possíveis aos ouvidos, sem perda auditiva. Já fiz TAC, ressonância, ressonância com contraste e o único problema detetado é desgaste (processo degenerativo) da ATM.
    Já consultei dentista, vários otorrinos, neurologistas, cirugião maxilo-facial. Neste momento uso uma goteira (placa miorelaxante) à 4 meses para usar quando durmo. A última consulta com o maxilo facial este disse que a goteira que eu uso (feita pelo dentista) está mal feita e não me oferece uma boa oclusão, vou ter de fazer outra.
    A única coisa que parece que me alivia são anti inflamatórios, agora não podemos tomar antinflamatórios eternamente.
    A minha expetativa é que a nova goteira me possa aliviar, caso contrário teri de equacionar cirurgia da ATM (o problema é que o cirurgião não dá garantias de 100% de resolução do meu problema).
    Obrigado

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: JKP12

    • 2014-02-26 15:59:4326 Fevereiro 2014
    • #34

    Caros VDO e RMPCOSTA, dado que estamos com as mesmas queixas, penso que seria oportuno trocarmos opiniões e informações de forma mais direta, por exemplo por email.

    Claro que aquilo que for relevante, iremos escrever aqui para que quem venha a ler possa ter noção do estado em que estão as coisas. O meu email é pedromoicano1@gmail.com (agradeço que me escrevam a fim de falarmos mais amplamente no chat sobre este problema)

    Em relação á minha questão, o problema continua embora esteja ligeiramente mais aliviado, mas é muito relativo, tanto posso andar melhor como de um momento para o outro tudo muda, isto sem qualquer enervamento ou outro motivo amplamente visível que se possa associar a isso.

    Á cerca de 6 meses, fui a uma clínica em Lisboa especializada no tratamento do zumbido e acufenos. Após ser consultado, foi-me recomendado o uso de um gerador de ruído que se pode controlar remotamente (espécie de aparelho auditivo em termos de formato). Quando o coloco, apenas no ouvido com problema fico a ouvir um barulho estilo vento a soprar e desde que o tenho utilizado, tenho tido algumas melhoras. A ideia, e dessensibilizar o ouvido para que este suporte melhor os ruídos. Sinceramente não sei se isto vai curar alguma coisa mas temos de ir por algum lado.

    • 2014-06-18 10:00:0418 Junho 2014
    • #35

    Caros VDO e RMPCOSTA, já passou algum tempo desde que postei a ultima intervenção...algumas melhoras no vosso estado saúde?

  9. Ola amigos

    Tive e ainda tenho algum dos problemas aqui citados.Tive ouvido entupido por 4 meses ( que resolvi tomando predisim e muito soro no nariz misturado com antialergicos ) pois também tenho alergia e desvio de septo.Passei pela fase do eco também, fiz todos os exames possiveis e imaginarios, passei por 4 otorrinolaringologistas, que me deram diagnosticos diferentes!mandaram eu procurar um alergista, esta me passou varios exames ( tomografia dos seios paranasais e mastoide - exame bom para ver se tem catarro dentro do ouvido) os meus deram normais.Faço injeções de imunoterapia com ela mais tenho estalos no ouvido.( unico sinyoma que ficou )Tenho a sensação de que tenho um osso alto dentro do ouvido,e toda vez que bocejo ou engulo , assim como vocês estala lá dentro do ouvido.A otorrino e a alergista me dispensaram.Minha proxima etapa foi fazer um raio X da ATM ( e ver que tenho) e durmo com a placa miorelaxante na boca, mesmo assim os estalos continuam.Aconselho vocês a procurarem um fisioterapeuta que trabalhe com ATM e cervical ( pois pode ser um dos dois), e Não colocar aparelho ortodontico antes de cuidar e descartar essas possibilidades pois com o aparelho a dor e os estalos podem piorar.Meu email de contato é christianemaia@gmail.com.Se eu tiver algum progresso entro aqui e falo e por favor façam o mesmo pois estamos todos no mesmo barco.

  10. Hoje estava dormindo tranquilamente, quando acordo com um barulho estranho no meu ouvido direito.
    Como se fosse uma uma folha amassada ou algo se mechendo dentro.
    Ja cutuquei com cotonete, até melhora. Mais ai começa tudo de novo.
    O que fazer para melhorar?
    :crying:

    • 2015-03-09 09:51:28 9 Março 2015
    • #38

    Também estava tranquilo quando me aconteceu, da noite para o dia fiquei assim.
    Já passei por períodos melhores, períodos piores mas a verdade é que isto não passa, pura e simplesmente não desaparece e quanto mais nos enervamos pior.
    Eu, no meu caso, tenho a certeza que foi algum dano provocado por algum dos muitos concertos a que assisti, a falta de proteção custou-me caro.
    No seu caso, se não sofreu de nenhum trauma sonoro, se não esteve exposto ao barulho com frequência e apenas acordou assim, pode ser apenas algo relacionado com excesso de cera. Utilize um produto para dissolver a cera no interior do ouvido, NÃO UTILIZE COTONETES. Deve melhorar.

  11. Boa noite,
    JKP12
    Eu no meu caso tenho o ouvido direito parece que entupido constantemente e os estalos são constantes quando mexo o maxilar. Também fui fazer agora os exames do Timpanograma e audiograma. Mas não sei o que possa ser e também já estou a ficar preocupado.

    • 2015-04-27 09:28:4927 Abril 2015
    • #40

    Não sofras por antecipação, pode não ser nada de grave.
    Se não estiveste exposto a barulho altissimo durante muito tempo ou feito outra coisa que posso ter danificado algo na parte interior do ouvido, não te deves ralar muito. Isso pode ser alguma coisa na ATM, etc...
    Procura um médico, faz os exames e depois logo vês.
    As melhoras.

  12. Por favor, ajudem-me, tou desesperada .
    JKP12, os meus sintomas, são iguais aos seus, mesmo a parte de tocar na orelha e ouvir um eco, até ao passar um carro, oiço o eco dentro do meu ouvido, é como se o meu ouvido captasse as vibrações de todos os sons. Como já se passou algum tempo desde que publicou, por favor alguma informação que me possa ajudar ? POR FAVOR, também vivo em Portugal.

    Já não tenho vida, não tenho alegria por nada ... ajude-me se puder .

    Obrigado

  13. Ola,

    Tenho o meu ouvido direito entupido a cerca de 1 ano, cada vez que movimento a cabeça ouço barulhos dentro do ouvido, se falar um pouco mais alto o mesmo causa imenso desconforto pois o mesmo vibra de forma violenta e causa-me tonturas, ja fiz varios exames, ja foi a 1 especialista e dizem-me que esta tudo bem.que possivelmente seria de ranger os dentes durante o sono, coisa que não faço.tomei antibiotico e nada.

    Se alguem tem ou teve estes sintumas por favor partilhe.

  14. FilipeALgarve,
    Eu para além do zumbido tenho essas vibrações . Por exemplo, passa um carro na rua o meu ouvido vibra e faz um eco . Será assim que se sente também ?

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: danisantos

  15. ola pessoal estou aqui a uns 2 a 3 meses convivendo com esse problema, tive com a garganta inflamada ai procurei uma farmácia,comprei um anti - flamatório e tomei e fiquei bom da garganta. Nesse mesmo tempo meu ouvido apareceu com subido, quando toda vez que engulo saliva meu ouvido faz subido e nao sei pessoal o que fazer.

  16. Olá Joana, nunca senti esse sintoma, mas ao caminhar sinto as vibrações,foi ao médico e ele disse que pode ser problemas de pressão tubular, ficou de falar com um especialista pois já teve outro paciente com o mesmos sintomas que eu.

  17. FilipeALgarve,

    Eu quando caminho, sobretudo se pisar forte no chão o meu ouvido também vibra . O médico que me segue também disse que podia ser problemas de pressão no ouvido, e me receitou um corticoide, o Rosilan, mas não deu certo, não melhorou.
    Pode-me manter informado sobre o seu estado ? eu também posso compartilhar ideias que o meu médico possa vir a ter (joaniinha.87.87@hotmail.com)
    Só mais uma questão: vejo que este post já tem algum tempo, logo você deve ter este problema há algum tempo também. Por vezes melhora ? Dá para se acostumar minimamente ? Tem dias que não sei se vou aguentar com um problema destes .

    Obrigado.

  18. Tenho este problema a cerca de 2 anos,tem vezes que sinto menos, mas se falar mais alto fica insuportável... Tb tomei esse medicamento mas não me fez nada..

  19. Olá, tenho os mesmos sintomas no ouvido que vocês. Já fui a dois otorrinos e já fiz diferentes exames mas até hoje nada de incomum foi detectado. Apesar disso meu ouvido reage a barulhos estridentes como talheres batendo, sandália no chão, palmas etc. Sinto algo vibrar dentro do ouvido. Fiz audiometria e tudo ok. Endoscopia nasal e tudo ok, entretanto foi detectado um desvio de septo na minha narina direita, no entanto meu problema se encontra no ouvido esquerdo, não sei se pode haver alguma relação. O meu médico disse ser uma reação muscular, algum dano a um ou alguns dos pequenos músculos do interior do ouvido. Ele disse para eu me acalmar pois pelo menos não possuo perda auditiva. Gostaria de saber como anda o caso de vocês e as possíveis soluções que seus médicos indicaram. Ah e outra coisa, tenho percebido que ao tapar o nariz e forçar o ar o ouvido em questão oferece uma menor resistência à entrada de ar, muito estranho isso. Tenho lido bastante e isso tudo pode ter uma relação um distúrbio na atm chamado de dtm. Vou a um especialista em atm e orar pra que desta vez Deus me conceda melhoras. Boa sorte a todos.

  20. Prezados, alguma novidade no caso de vocês? Estou com problema parecido no ouvido esquerdo. Observando o problema vi algumas peculiaridades: o problema de estalo que parece com ouvido com água ou bolhas estourando acontece somente quando me deito com o ouvido problemático pra cima. Quando me deito com ele pro travesseiro não escuto sons, logo ele não estala. Se deito em decúbito dorsal, olhando para o teto ele não estala. Quando deito na posição que acontece o problema parece que há uma pressão no ouvido. É um inferno, pois ele estala com barulhos específicos. Barulhos de carros são os que dao mais problemas, o som da respiração da minha esposa também faz estalar, mas barulhos como os de conversas na TV não fazem estalar. Ja fui em diversos otorrinos é nada. Estou achando que um fisioterapeuta será o melhor caminho, pois penso que pode ser algum desequilíbrio ou fraqueza muscular que pode estar causando as vibrações. Alguém conseguiu reparar se tem sintomas assim?

    • 2015-10-22 11:09:5622 Outubro 2015
    • #50

    Após alguma pesquisa e depois de conversa com o Bruno Alves (que também já deu testemunho aqui), cada vez mais chego á conclusão que só pode ser algo relacionado com o músculo tensor do tímpano.

    Mesmo não sendo especialista, o eliminar de outras possibilidades aliado aos sintomas que fazem aparecer o problema remetem-me a questão para este ponto e acredito que o problema está verdadeiramente aqui.

    Agora, maior que o nosso problema é a pouca informação em torno do mesmo, talvez por ser algo raro e com poucas queixas (eu no entanto, comparativamente a 2012 quando me surgiu isto, encontro muito mais gente a queixar-se, parece estar a aumentar) e isso faz com que as soluções ou não existam ou no caso de existirem, sejam muito difíceis de ser alcançadas.

    Segundo o Bruno Alves que mencionei acima, um conhecido e conceituado médido Brasileiro, Dr. Ricardo Bento, faz cirurgias neste tipo de área e como o Bruno pretende ter uma consulta com ele, a informação que recolher e o que for diagnosticado pode ser determinante para sabermos ao menos em que área devemos actuar.

    Enviei email ao Dr. Ricardo Bento que me respondeu com celeridade, no entanto a resposta foi de encontro com o que esperava: "O problema descrito pode derivar do músculo tensor do tímpano, no entanto, sem consulta e exames, a afirmação anterior não passa de uma possibilidade".

    Esperemos por mais noticias, se alguém tiver desenvolvimentos faça o favor de escrever.

    Melhoras a todos!