Participar & Escrever

    • 2012-02-01 23:00:47 1 Fevereiro 2012 editado
    • #1

    Boa noite. Tenho doença de raynaud à, pelo menos, 7 anos, sempre rejeitei a ideia de fazer medicação ou qualquer outra opção. Os meus invernos tornaram-se um horror, só penso no Verão para que isto atenue.
    Só que este Inverno cheguei ao meu limite. Não aguento mais as dores, esta "anormalidade" no geral, mesmo porque estou a passar por uma fase muito stressante da minha vida e, pelos vistos, "isto" piora com o stress.
    Acontecimento recente: Um dedo de uma das mãos inchou brutalmente durante +- 15 dias ficando mais roxo que o habitual, só pude ir ao Centro de Saúde esta 2ºfeira. Calhou-me nas consultas do dia uma médica que estava completamente a "apanhar papeis" sobre o assunto. Elucidou-me que muitas vezes doenças como o reumático levam a estas reacções, sendo assim, Fenómeno de Raynaud, porque é uma consequência de outra doença; e posso ter uma artrite reumatoide na mão cujo dedo inchou. :stress: Mas enfim, resumidamente, receitou-me um vasodilatador que, quando cheguei à farmácia soube que foi retirado do mercado, e estou na mesma.
    Acontece que, não tenho confiança com a médica, pareceu-me sempre que não sabia ao certo o que me havia de fazer. Por isso, peço ajuda a alguém que tenha este problema. Em breve (ainda este mês) terei seguro de saúde e, portanto, prefiro ir a um especialista.
    Outra dúvida que se colococa: Que especialidade? Reumatologia? Angiologia? Cardio-vascular? ??????

    Desde já muito obrigada


  1. Medicina Interna ou Cirurgia Vascular. Mas é melhor Medicina Interna.

    • 2012-04-17 12:00:2817 Abril 2012 editado
    • #3

    Olá!!

    Tenho tentado adicionar comentários e não estou a conseguir... Já escrevi 2 mas não aparecem..

    Eu tb tenho doença de Raynaud! Desde que me conheço e já tenho 30 anos!

    Os meus sintomas são nas mãos, pés, pernas e nariz.

    Já passaram 2,5 meses do início do tópico e gostari ade saber se consultou o médico de especilidade e o que ele disse. Tb quero partilhar :)

    Este video é mt interessante
    http://www.youtube.com/watch?v=M5LLAG2e8nk

  2. Eu tenho o Fenómeno de Raynaud. Não é exactamente igual ao Sindrome de Raynaud, mas é bastante aproximado, e o sintomas são o mesmos. Estou a ser seguida pelo hospital da minha zona pelo serviço de Reumatologia. Quando dei entrada a primeira vez, colocaram-me na Cirurgia Vascular, e apesar de ser uma doença vascular, provavelmente irá ser seguido, acompanhado e medicado pelo serviço de Reumatologia que, em principio, irão fazer-lhe alguns exames a fim de verificar se a doença é isolada ou um sintoma de alguma outra doença. Vão tentar excluir todas as possibilidades para que possa tratar a situação da melhor forma.

  3. Boa tarde.
    Desde pequena que sempre tive o sistema imunitário (plaquetas) muito baixas e a velocidade de sedimentação altissíma, daí sempre ter tido problemas de saúde. Entre eles: tiróidite de Haximoto e artrite reumatóide.
    Há 3 anos, foi-me descoberto mais um problema de saúde, uma doença auto-imune que, atualmente, devido á falta de sintomas do organismo ainda não está definida, denominando-se assim de Conectivite Indiferenciada. Esta doença acontece, precisamente, no SI e é crónica tendo os doentes de aprenderem a viver com ela para o resto da vida, aceitando as limitações. As limitações são: efeitos secundários das medicações, nomeadamente, o PLAQUINOL, a precaução a ter na altura da gravidez (tenho de ter um período de abstinência de medicação, para limpeza do organismo) senão posso criar lesões no bebé, crises de inflamações articulares, controlo da visão periodicamente, não esquecer as tomas das medicações uma única vez.
    Tudo isto foi descoberto, na altura em que entrei no Hospital da Arrábida, devido a sentir dificuldade motora por as articulações estarem inchadissímas, as mãos super arroxadas (Síndrome de Raynaud). Quando isto me foi diagnosticado, a primeira coisa a fazer foi colocar-me oxigénio rapidamente, pois poderia incorrer numa embolia pulmonar (eu não vivia sem oxigénio puro naquela altura), tratamento com curticóides em doses de ataque (mas atenção que no meu caso, com Conectivite Indiferenciada, não se deve tomar doses altas de Lepicortinolo porque se pode parar os rins!!!), repouso e observação diária dos médicos.
    Felizmente, que no próprio dia em que isso se despelotou eu fui ao Hospital e tive logo oxigénio, caso contrário agora já não poderia estar aqui.
    Agora, ao final de um ano, estou a terminar mais uma inflamação articular, em que desta vez, tive de recorrer a infiltrações (injetar ácido hialurónico diretamente nas articulações. Este ácido é produzido, normalmente, pelas articulações em pessoas saudáveis, mas no meu caso estas infiltrações servem para estimular a produção do mesmo, visto que há incapacidade de produção por parte das minhas articulações), pelo fato de a medicação já não surtir efeito.
    Eu tive a sorte, aliás a grande SORTE de encontrar profissionais à altura para me tratar, uma vez que nem todos estão especializados nestas áreas. É bom que encontremos um bom profissional de saúde, caso contrário poderemos estar a colocar-nos em risco!!! As formas na área da reumatologia e imunologia, são áreas de estudo constante, e em que, normalmente, os médicos têm de fazer formações no estrangeiro e debaterem os nossos casos com os colegas estrangeiros.
    Espero, sinceramente, tê-la ajudado com o meu testemunho e recomendo-lhe, vivamente, que não fique pelos médicos do Centro de Saúde, porque eles não têm conhecimentos para isto!!!

  4. Bom dia,

    fico sempre espantado com que rapidez as pessoas seguem os seus 'medicos' sem 'ai nem ui', olhando e procurando "tratar"(!) os sintomas em vez de curar-se das causas, recorrendo (quase) sempre a 'medicamentos', em vez de considerar o estilo de vida (stress, exercisio, nutrição etc.)! :frown::zipped:
    Pq dar-se satisfeito com menos q 100%?!

    AVISO: O SEGUINTE É SÓ PARA QUEM QUISER CURAR-SE!
    (Se curas Raynaud, curas rosacea, curas artrite, curas dermatite, curas alergias..)

    @ Sr. marcar: eis outro video interessante (se alguem encontrar em tuga, post aqui) : https://www.youtube.com/watch?v=iYs_nuNfFjk

    @ Sr. abordalo: se não nasceu com a doença (genetico), este video é capaz de ser interessante: http://nutritionfacts.org/video/diet-rheumatoid-arthritis/

    TPC: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1289727/pdf/jrsocmed00209-0070.pdf
    http://nutritionfacts.org/video/inflammatory-remarks-about-arachidonic-acid/
    https://rosacea-support.org/community/viewtopic.php?f=21&t=225

    Bons treinos :tongue:

    • 2017-01-22 22:04:1622 Janeiro 2017 editado
    • #7

    Boa noite, não sei se tenho a doença ou o fenómeno mas em mim manifestou- se com 4 anos de idade, tinhas as mãos muito vermelhas inchadas e gretas na pontas dos dedos que me doíam imenso, fui tratada na medicina alternativa (naturopatia) e as melhoras foram significativas ate que deixei de fazer tratamento por volta dos 11 anos. Hoje com 24 estou a piorar novamente penso que o facto de ter passado por uma fase de muita ansiedade e nervosismo me fez piorar. Tenho as mãos com pouca flexibilidade e fico roxa nas mãos com muita facilidade. O meu medico de família pediu me exames nos quais dizia que tenho uma doença auto-imune então o médico encaminhou me para o hospital ainda estou a aguardar que me chamem. Gostaria de saber que área da medicina trata esta doença/ fenómeno.

    • 2018-09-26 16:10:2726 Setembro 2018
    • #8

    Olá, meu nome é Patricia, e atualmente estou pesquisando e trabalhando em um dispositivo para ajudar as pessoas, cujo objetivo é evitar ou minimizar os surtos em nossas mãos enquanto trabalhamos em salas com ar condicionado.
    Estou apenas tentando descobrir se esse dispositivo seria um bom ajuste para aliviar nossos problemas.
    Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar na coleta de informações para esse projeto. É uma entrevista rápida, feita on-line, através dos meios mais adequados para cada um (um questionário, e-mail ou uma rápida chamada Skype, etc.). Todas as informações pessoais serão mantidas em sigilo e serão usadas por mim para fins de aprendizado.
    Quem quiser participar, por favor, mande um email para mim : patyfb04@gmail.com
    Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.