Fórum sobre saúde, medicina, enfermagem, medicamentos, doenças, cirurgias, hospitais, clínicas para doentes, médicos, enfermeiros, profissionais e interessados
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
  1.  # 1

    Boas tardes , há quase 1 mês e meio que tenho um problema e ainda não decidi ir ao médico... Tipo a minha barriga faz muitos barulhos , demasiados até , tenho 21 anos , não tenho diarreia ,não me doi a barriga , nem nada sintomático assim do genero , simplesmente tenho alguns gases , e a minha barriga faz mesmo realmente muito "ronco" parece uma panela...
    Alguem sabe o que poderá ser? acham que isto é grave?
    Agradeço uma ajudinha !

  2. Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: sweetli, vera mendes, akemi, Sixssi, Persépolis

    • CSJ
    • 20 September 2011
     # 2

    AntonioS, se não tem dores nem alteração no funcionamento dos intestinos, penso que pode estar mais descansado, é sinal que não deverá ter nenhuma obstrução. Esses barulhos geralmente deve-se à movimentação dos gases dentro do intestino, pelo que talvez o problema seja um excesso de produção de gases, que geralmente se deve à alimentação.

    Contudo, se puder fale disso ao seu médico de família, para que ele possa palpar e eventualmente pedir uma ecografia, caso desconfie de algo.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: jeferson

    • f
    • 20 September 2011
     # 3

    esses barulhos não poderão ser alterações das bacterias intestinais?

  3.  # 4

    se já estás assim há tanto tempo é altura de ires a um médico

    • CSJ
    • 22 September 2011
     # 5

    f, de facto, uma alteração nas bactérias intestinais pode provocar alterações na produção de gases, resultando nos referidos barulhos.

  4.  # 6

    Também tenho 21 anos e sofro com o mesmo problema e a médica disse-me que era sindrome do intestino irritável -.-
    Os roncos são completamente constrangedores...já vivo com isso há um ano.

    • pax
    • 22 September 2011
     # 7

    São puns. Toma probióticos.

    • CSJ
    • 23 September 2011
     # 8

    Regra geral tenta-se controlar primeiro a SII (Síndrome do intestino irritável) tentando descobrir que alimentos fazem mais sintomas e eliminando-os da alimentação. Não nota nenhum que piore?

  5.  # 9

    Os ruidos são completamente aleatórios. Não consigo atribuir-lhes uma causa ou associá-los à ingestão de alimentos especificos. Como nunca fiz testes de intolerância, vou cortando em alimentos que penso que podem prejudicar-me...café, chocolate, coisas ácidas, leite de vaca e assim. Mas os ruídos continuam lá e já não os posso ouvir! Evito estar em silêncio, mesmo quando estou sozinha, para não ter que ouvir isto! Por muito estúpido que pareça. Só quem passa por isto é que percebe.

  6.  # 10

    Tipo , eu nunca sofri nada disto , mas noto claramente , que quando como comidas assim bastante gordurosas os ruidos aumentam , contudo , os ruidos estão cá todos os dias ... principalmente quando saio á noite e ingiro alcool , no dia seguinte estou com a panela aqui a roncar totalmente...
    Isto é realmente assustador , e sim tenho mesmo de ir ao médico ver que raio é isto !!

  7.  # 11

    AntónioS, eu fiz uma endoscopia (foi mesmo o único exame que a minha médica me mandou fazer) e tinha uma gastrite no antro do estômago. Não sei se isto poderá causar ruidos na barriga...só sei que nunca vi ninguém com gastrite a queixar-se do mesmo --' faça uma endoscopia também...se come muitas gorduras e bebe muito alcool, pode ter o estômago irritado. Depois terá que fazer um ajuste na alimentação. Mas digo-lhe que já ando com isto há mais de um ano e até agora não me consegui livrar dos ruidos...desespero por uma solução --'

    • CSJ
    • 28 September 2011
     # 12

    Esses ruídos são maioritariamente intestinais e não gástricos. Devem-se a movimentos de gases, e estes formam-se essencialmente nos intestinos.

  8.  # 13

    CSJ eu também tenho barulhos intestinais...mas tenho a certeza que a maioria, e os que me incomodam mais, são gástricos!

  9.  # 14

    tambem tenho isso ja ha muitissimo tempo,principalmente a noite qd me deito de barriga para cima... é muito constrangedor. li um livro muito interessasnte que se xama " é preciso ter estomago" e la veem relatados imensos casos de problemas digestivos e onde fala de "fermentaçao e disbiose" esse é um grave problema que afecta muitas e muitas pessoas. sei que a melhor maneira de se curar seria ir a um naturopata pois eles fazem umas dietas e dao uns suplementos naturais e passados ai quatro meses estamos como novos. as vezes o problema mesmo é a nossa alimentaçao, a falta de liquidos e exercicio fisico. O stress tb afecta muito. O que quero transmitir aki é que, (pelo menos no livri vinha mencionado) que tem muitos barulhos intestinais provavelmente sofrerá de fermentaçao intestinal.

  10.  # 15

    Jennifer.. eu tenho sofrido do mesmo problema que vocÊ.. principalmente a noite.. quando estou deitada de barriga pra cima!

    Ja fui no gastro... passou medicação, mas de nada resolveu!

    Você conseguiu fz algum tratamento que melhorasse?

    Chegou a ir em um naturopata?

    • pax
    • 17 December 2011
     # 16

    tomar carvão vegetal + acidophilus ajuda muito!

  11.  # 17

    ainda n fiz nenhum tratamento mas li um livro que me mostrou o quanto podemos realmente melhorar seguindo ao pormenor as dietas indicadas por um naturopata. ja fui a tres gastroentrologistas todos dizem que é sindrome de colon irritavel. os medicamentos k me dao tambem em nada melhorou. tirando esse sintoma tenho muitos outros como barriga inchada,gases e dores abdominais. a noite entao piora deixei de sair a noite e tudo porque me sinto mesmo mal dos intestinos. tenho lido muito mas tambem n tenho muitas possibilidades economicas pois caso tivesse iria mesmo a um naturopata tenho a certeza que é a soluçao.

  12.  # 18

    Eu li tb o que colocou sobre as dores do lado direito da barriga e próxima do umbigo.. É exatamente o que sinto.. Tudo o que você descreveu que sente.. eu sinto...

    As dores eu até consigo lidar, mas o maior problema são os ruidos que a barriga faz... Isso me incomoda demais!

    O que você leu sobre naturopata.. O que pode ser feito ido a um? dieta, suplementação.. enfim?

    Nesse livro diz que uma dieta pode resolver o problema com os ruídos.. além de todos mais?

  13.  # 19

    Boa noite.
    Estou a ver k a minha filha não esta sozinha nesta situação de esse mesmos barulhos.
    Digo-vos, é mesmo desesperante para quem tem e irritante para quem está perto.
    já foi ao médico,tomou vários medicamentos, inclusive carvão vegetal, mas nada funciona.

    Quando vai ao cinema fica desconfortável com o barulho, acaba sempre por ter k comer pipocas para disfarçar.
    Mas k coisa,afinal que será isto? os médicos afinal não dão solução .

  14.  # 20

    Eu tenho gastrite e não me encontro nessa situação.
    Penso que se poderá melhorar um pouco mas da seguinte maneira:

    Comer devagar,não falar muito durante as refeições para não engolirmos muito ar..
    pois esse mesmo , transforma-se em flatulência ,que obriga a ter que ser expulso,o que não acontece
    com a minha filha, pois ela não o consegue fazer,e isso não ajuda muito.
    A situação melhora um pouco quando segue á risca estes procedimentos..
    As melhoras para todos e um bom Natal.
    Ana Maria

  15.  # 21

    sim nesse livro diz que todos os sintomas desaparecem pois a dieta consiste em retirar por um tempo alguns alimentos q normalmente fazem intolerancia e alergia, pelo menos esse medico do livro faz exames as fezes e a urina e atravez dessas analises consegue logo ver se a pessoa esta a sofrer de fermentaçao intestinal. vinha um caso dum paciente relatando uma situaçao igual. que a noite n conseguir dormir de tanto ruido que a barriga fazia,tambem ficava muito quente de noite,e barriga dilatada e arrotava muito,enfim,isso varia de pessoa pra pessoa. a dieta é interessante mas axo k n convem fazer sem ajuda medica. é uma dieta de 4 meses tem de se deixar os alimentos q contem açucar, grutem trigo etc, praticamente toda a comida, so se pode comer grelhados tipo carnes brancas e magras,peixe. e depois pode-se comer saladas mas nada de amido, como por ex batata. arroz e massa tb n se pode, pk faz prisao de ventre,etc etc. depois os suplementos tb sao mt importantes mas cm disse é melhor ir a um especialista. th quase a certeza q um naturopata trata estes problemas eu cm disse n th neste momento dinheiro para ir mas aconcelho pk depois do k li axo k é a soluçao. ir ao medico normal n adianta nada eu entao ja desisti, tenho de ir vivendo com estes sintomas e com o raio da dor do lado direito da barriga e a dor em volta do umbigo volta e meia...e nao ha ninguem que me livre disto, deve ser karma :)

  16.  # 22

    Eu também já li esse livro e fiquei mesmo contente por, finalmente, encontrar um caso igual ao meu, analisado por um médico e com indicações de tratamento. Nesse livro, vem proposta uma dieta alimentar para esse problema, com todos os alimentos que devemos e não comer e durante quanto tempo. Já segui essa dieta e tudo continua na mesma. Com o tempo tenho tentado perceber o que provoca os barulhos. Não posso ir dormir depois das refeições, não posso ficar com o estômago vazio, não posso deitar-me para o lado esquerdo (não sei bem porquê, mas pronto), não posso comer chocolate. De resto, ainda não compreendo bem a causa. Eu tenho gastrite, mas não pode ser isso a causa..há tenta gente que tem gastrite e não tem barulhos na barriga!!! A causa da minha gastrite é, aparentemente, refluxo biliar...não sei se os barulhos corresponderão ao refluxo...ou seja, se quando a bile reflui para o estômago, faz esses barulhos. Não sei mesmo..é só uma hipótese. Os médicos dizem que os barulhos são 'normais' (não são eles que têm que conviver com isto, nem passar por situações constrangedoras -.-)...enfim. Ainda estou traumatizada com as vergonhas que passei na faculdade por causa disto! -.-

  17.  # 23

    eu sei bem como é ter de lidar com problemas desse genero infelizmente ja estou meio habituada a viver com isto... a dieta do livro nao começei pois tenho receito como sao muito poucos os alimentos que podemos consumir na primeira fase... tambem tomaste os suplementos que la vinham mencionados? o que estou a pensar comprar mesmo para testar é o extracto de sementes de toranja e um probiotico. Pena é nao conseguirmos ter contacto com o tal medico pois assim seria mais facil e certo... nao sei se por exemplo formos aí a um naturopata em qq lado se ele fará da mesma forma, é porque ir ao medico de familia,ou hospital ou qq coisa esta fora de questao, dao-nos quimicos para aguentarmos melhor os sintomas e agente que se conforme porque é cronico ou porque é normal isto e aquilo. a verdade é que nada disto é normal e nao estamos todos a enlouquecer. Eu apostaria mesmo em um naturopata visto talvez ser a unica saida quem sabe. Pior é seguir a risca as dietas e os suplementos e isto e aquilo,implica mudarmos os nossos habitos alimentares e muita coisa,bem,o desespero ja é de tal modo que ja tudo se faz nao é :)

  18.  # 24

    Ola..

    Comecei agora a ter esses problemas!! Alguém ja se conseguiu livrar desses barulhos??
    Obrigado

  19.  # 25

    Eu não.

    • S
    • 18 June 2012
     # 26

    Oh meu deus eu à quse um ano tenho isso e amanhã vou fazer um exame nacional e estou muito preocupada e com medo....eu até já desisti de sair e tudo comk vergonha disto. Eu nem sei como é que eu vou ficar numa sala duas horas e meia em silencio...SOCORROOOO.
    Fui a médicos, já tomei comprimidos mas estou igual...dizem que é dos nervos, mas já estou farta disto :crying:

  20.  # 27

    Carvão vegetal é a solução

  21.  # 28

    Não sei se lhe dará resultado.
    A minha filha tomou e ficou na mesma...
    Não encontramos ainda a solução...

  22.  # 29

    Então tente tomar anti-parasitário ou antibiótico (médico de família), pode ser presença microbiano...

    • fmg
    • 22 June 2012
     # 30

    Esse problema e mesmo um incomodo mas ja esperimentou usar um remedio chamado dicetel ele e um relaxante da musculatura intestinal, voce toma um comprimido de manhã em jejum ele e muito bom, procure tambem evitar ficar longos periodo de jejum , faça varias pequenas refeições ao longo do dia , evite tomar alimentos liquidos junto a alimentos solidos aguarde pelo menos 1,5 apos as refeições para tomar liquidos tome bastante liquidos apos esse periodo , pratique exercicios fisicos . existe uma fibra chamada plantago ovata fosk que tambem auxilia na regulagem intestinal voce usa antes das refeições que e otimo ,seguindos esses conselhos voce se sentira melhor para trabalhar estudar curtir com seus amigos sem incomodos.

    • S
    • 23 June 2012
     # 31

    Obrigada pelos comentários :)

    Amanhã vou ver os comprimidos de carvão vegetal, tive a ler umas coisas e talvez experimente...espero que resulte :)

  23.  # 32

    tenho 21 anos e tambem sofro com esse problema, ja tem um ano isso. ja fui ao médico, ja cortei varios alimentos, evitei ficar falando ao se alimentar e ingerir liquidos no momento da refeição, resumindo, ja fiz de tudo e nada ! continuo sempre com esse barulho intestinal provocado pelos gases, e no período da manha é pior... é realmente constrangedor, nao sei mais o que fazer...

    • SR
    • 8 October 2012
     # 33

    Boa noite, eu tenho 20 anos e tenho o mesmo problema. Mas já o tenho à pelo menos 3 anos... Já passei por essa situação de fazer exame e ter de estar na sala com total silêncio e é realmente constrangedor. Deixei de fazer muitas coisas, e principalmente, de dormir em casa de alguém ou acampar, etc. Evito ao máximo estar em silêncio com alguém... Cortei na alimentação, nas gorduras e doces, e ajudou a reduzir alguns barulhos, mas muitos ainda continuam cá! Alguém me sabe dizer alguma coisa que eu possa tomar para reduzir... Por favor! Já são muitos anos com todo este sofrimento... Só quem passa por isto é que sabe mesmo!

    • SR
    • 8 October 2012
     # 34

    Boa noite, eu tenho 20 anos e tenho o mesmo problema. Mas já o tenho à pelo menos 3 anos... Já passei por essa situação de fazer exame e ter de estar na sala com total silêncio e é realmente constrangedor. Deixei de fazer muitas coisas, e principalmente, de dormir em casa de alguém ou acampar, etc. Evito ao máximo estar em silêncio com alguém... Cortei na alimentação, nas gorduras e doces, e ajudou a reduzir alguns barulhos, mas muitos ainda continuam cá! Alguém me sabe dizer alguma coisa que eu possa tomar para reduzir... Por favor! Já são muitos anos com todo este sofrimento... Só quem passa por isto é que sabe mesmo!

  24.  # 35

    Já passei pelo mesmo - no meu caso aboli completamente o leite de vaca durante 1 semana à experiÊncia, trocando-o por leite de soja --> desapareceram por completo os roncos e o inchaço abdominal! Tratava-se seguramente de uma intolerância à lactose, tão comum na população adulta. Já passaram 2 anos desde essa altura, cortei completamente no leite de vaca, e não voltei a ter esse problema.

    PS: pode comer iogurtes, já que a lactose é fermentada.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: jeferson

  25.  # 36

    Atenção ao carvão vegetal! Se tomam algum medicamento, inclusive a pílula, o carvão vegetal é conhecido no ramo farmacêutico como sendo um "antídoto" ou desintoxicante, impedindo a absorção dos medicamentos, e consequentemente, a eficácia! :confused:

  26.  # 37

    Os acidophilus como refere pax, podem ser uma ajuda. São umas bactérias fermentadoras, que fermentam a lactose. Caso o problema tenha a ver com o leite, então pode ser uma solução.

  27.  # 38

    winfilmy, vou fazer este teste do corte do leite... e comer bolachas recheadas, chocolate , sorvetes... tem que cortar tambem ou só o leite de vaca?

  28.  # 39

    Walker12, acho que faz muito bem em tentar esse teste. Se vir que essas bolachas recheadas contém leite na sua composição experimente comer apenas metade, e o mesmo para o chocolate (se comia 2 bolachas coma só uma, pois a quantidade de leite não é assim tão relevante, mas nos chocolates coma no máx 2 quadradinhos por dia para experimentar no início!). Sorvetes apenas se não tiverem leite, sei que há sorvetes de fruta com água, esses não têm leite e pode comer à vontade! O importante é cortar no leite, porque bebemos em grande quantidade (quanto a mim era ao pequeno almoço, lanche e antes de dormir, suponho que consigo também será?) Depois mande os resultados! ;) Para não se privar do cálcio tente comer iogurtes sólidos ou leite de soja (seria o ideal, embora possa estranhar o sabor ao iníco, é uma questão de hábito, hoje adoro!)

  29.  # 40

    *leite de soja enriquecido com cálcio! :wink::wink:

  30.  # 41

    Winfilmy, fiz este teste do leite, tive só uma pequena melhora, para min não foi o suficiente... continuo com grande excesso de gases, barulhos e o inchaço abdominal. Isso começa quando eu acordo de manhã cedo para ir trabalhar ( trabalho sentado ) , e tenho uma grande melhora quando meu expediente acaba. Creio eu que não tenho intolerância a lactose , pois cortei o leite de vaca por 1 semana e os resultados não foram satisfatórios... marquei um gastro e vamos ver no que vai dar....

  31.  # 42

    Pessoal, tenho ISS e de uns 4 anos pra cá, sofro devido a esta síndrome. Já fui há mais de 4 gastros e nenhum deles resolveu o meu problema, de barriga roncando, que me deixa louco no trabalho, na faculdade e em locais fechados. Inclusive afeta consideravelmente o meu estado emocional. Já fiz várias endoscopias, tratamentos para H-pylori, tratamento homeopático, mas até o momento não tive uma perspectiva de ao menos amenizar esta situação constrangedora. Sem falar que nos dias de crise, já fui ao banheiro evacuar por mais de 7 vezes.......como se fosse um pato que após comer, evacua. Também retirei alguns alimentos que os médicos recomendaram, mas que não melhoraram em nada a situação de quando a minha barriga ronca. MInha mãe também possui o mesmo problema.
    Somente através desta troca de informações, com pessoas que passam pelas mesmas dificuldades é que poderemos ter um pouco mais de tranquilidade.
    Plantago ovata eu tenho tomado e melhorou, mas nada que possamos dizer que seja a solução.
    atcs

  32.  # 43

    Olá!
    Eu tb tenho esse problema, e tb tenho 21 anos. Creio ser decorrente de estresse, vi que todos temos essa faixa etária. Tenho há algum tempo, mas esse ano realmente piorou. Como vcs, fiz de tudo. Qdo iniciou (de forma intensa, porque antes era mais discreto) eu fazia refeições a cada 2 horas. Era horrível!E era independentemente de eu comer um pedaço de bolo ou uma salada de frutas. Só que depois de um tempo, a noite, me doia muito o esofago e eu mal conseguia aguentar a aula =S. Os barulhos para mim começam no meio da tarde e a noite (estudo a noite e de manha). O que resolveu um pouco foi ficar sem comer durante a noite e a tarde - só tomo um copo de leite com cafe (cerca de 100ml), só assim para aguentar! Mas atrapalha muito para viagens, provas, saidas...e ninguem compreende isso, que odio >.<
    Fui em médica, fiz endoscopia, deu que meu estomago é normal; fiz teste de intolerancia a lactose e gluten, e a lactose deu um nivel minimo,normal para adultos. Tanto que se eu tomar cafe com agua me da mais barulhos do que se tomar com leite!
    Algo que resolveu foi tomar domperidona, me ajudou a parar com os problemas de motilidade (meu intestino nao parava de "saltar" eu nem respirava). Mas os barulhos a tarde sao terriveis!
    Não sei o que fazer, o pior é que na minha casa ninguem (nem minha irmã que faz medicina) me leva a serio, a minha medica so me disse para parar de tomar leite (!) e o problema continua.
    Estou pensando em parar de tomar leite a tarde tb (embora algumas vezes nao tenha ajudado). Não me importo em fazer so uma refeição ao dia,contanto que isso pare! (já nao tomo cafe da manha). O problema é conseguir "testar"sem o constrangimento.
    O ruim da domperidona e que tenho que tomar um comprimido antes de qualquer refeicao maior, se vou a uma festa tambem, mas ela so diminui os sintomas, não acabou completamente (mesmo tendo uma melhora grande). Não tenho problema de prisao de ventre ou mesmo outros problemas nutricionais, meus exames são ótimos! Creio ser o estresse,mas,como estou há 3 anos sem parar e sem perspectiva, não poderei dizer a vocês se umas ferias ajudarão.
    Comecei a fazer exercicios intensos, mas nao ajuadaram muito no alivio do estresse...
    Sorte a todos,se eu descobrir algo comento com voces :).

  33.  # 44

    eu tenho isso ae a tres anos jaa, fui ao medico ja fiz varios exames e nao deo em nada, mas vou de novo acho que sao umas dessas doenças aki bem provavel, TÊnia, cisticercose ou doença de chron faça os exames para ver se da positivo vou fazer tambem e divulgo aki os resultados..

  34.  # 45

    os sintomas sao bem compativeis!

  35.  # 46
  36.  # 47

    Eu tenho o mesmo que voces... e tb tem piorado.. Ouvi falar em probioticos. Dizem que da mesmo resultado.. Também ja nao sei o que fazer... sinto-me bem lost. Tem dias melhores mas a grande parte é horrivel.. Se alguem arranjar a solução coloquem aqui -.- obrigada

  37.  # 48

    Ah e claro se alguém tomou os probioticos e resultou também podia deixar aqui o seu testemunho :)

  38.  # 49

    gente isso ae é verme, pode ser Teníase ( solitária ), Enteróbio ou Óxiurus, Lombriga, Consulte o seu médico falem que você suspeita que você tem parasitas intestinais. Olha duvido que vai mostra no exame de fezes ou de sangue mas mesmo assim fação, peça exame de Raio - X entre outros exames alem dos convencionais porque no meu caso foi dificil detectar, mais isso é verme mesmo, anulem ali em cima quando disse que seria provavel a doença de chron!

    #Vo começa o tratamento falo sobre o resultado aki, mas nao demorem para ir ao medico é serio.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: Persépolis

  39.  # 50

    Mas tu descobriste que tinhas isso foi?? E que exames fizeste para detectar ?? quais eram os teus sintomas?
    Numa colonoscopia não se ve isso?
    Obrigada:D


Para responder ou participar clique aqui.
Para ver mais conversas como esta clique aqui.

 
0.0650 seg.
Creative Commons License
Todo o conteúdo do Fórum Saúde tem uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Portugal

Termos de Utilização e Política de Privacidade