Fórum sobre saúde, medicina, enfermagem, medicamentos, doenças, cirurgias, hospitais, clínicas para doentes, médicos, enfermeiros, profissionais e interessados
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
  1.  # 1

    Bom dia,
    O meu filho, de 5 anos, tem andado pálido, sonolento e cansado. Fizemos-lhe análises e apresentou um resultado baixo no que respeita à hemoglobina - 7,3.
    A minha mulher tem Talassemia, penso que o meu filho também poderá ter talassemia.
    Alguém me pode ajudar a perceber se estes valores de hemoglobina são normais para uma criança que possa ter talassemia.

    Muito obrigado pela ajuda.

  2.  # 2

    De facto o valor está baixo, o que poderá corresponder a uma talassemia. Contudo, é um tiro no escuro, uma vez que exitem diversos outros factores que podem estar a causar isso. A talassemia é uma doença autossómia recessiva, o que significa que o senhor também tem que ter o gene causador da talassemia, ainda que não manifestado, o que diminui as probabilidades. A confirmação da talassemia é efectuada por outros métodos de diagnóstico além do hemograma.

  3.  # 3

    Obrigado pela resposta à minha solicitação.
    Não basta um dos pais ter talassemia para existir a possibilidades dos filhos também virem a ter?
    A informação que tenho é que se apenas um dos pais possuirem talassemia os filhos tem probabilidades de vir a ter talassemia menor, caso ambos os pais tenham talassemia os filhos tem probabilidades de vir a ter talassemia maior, não é assim?
    Se se tratar de uma anemia causada por falta de ferro, é normal atingir estes valores de hemoglobina?

    Obrigado.

  4.  # 4

    Para que a Talassemia se manifeste é necessário que o indivíduo tenha herdado os genes de ambos os pais (tenham eles manifestado a doença em sintomas ou não). Caso seja apenas de um, não dará sintomas, apesar da pessoa ser portadora. Se existem casos em que mesmo herdando apenas de um dos progenitores, resultem sintomas, confesso que desconhecia, mas talvez seja possível.

    Sim, a falta de ferro pode originar uma anemia assim mas, mais uma vez, é um tiro no escuro. O valor hematócrito isolado apenas diz que existe a anemia, não dá qualquer pista sobre a sua origem.

  5.  # 5

    Fiquei com esta ideia após a leitura deste texto. Posso estar a fazer uma incorrecta interpretação, o que lhe parece?
    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

  6.  # 6

    Agora sim o texto.

    "A forma mais comum da patologia, embora pouco frequente, é a betatalassemia, correspondente a um défice na síntese da globina beta provocado por uma insuficiência no gene que regula a sua produção, nomeadamente no cromossoma 11. A doença transmite-se através de um mecanismo de hereditariedade recessiva, por isso, os seus efeitos variam bastante consoante se receba o gene defeituoso de um único progenitor ou de ambos. No primeiro caso, fala-se de beta-talassemia minor.

    Por outro lado, caso se herde o gene defeituoso de ambos os progenitores produz-se uma beta-talassemia major, muito mais grave: a elaboração de hemoglobina é tão reduzida que provoca uma anemia de tal intensidade que pode colocar a vida em perigo, caso não se proceda ao seu devido tratamento."

    medipedia.pt

  7.  # 7

    Antes de mais deixe-me alerta-lo que tenha sempre muito cuidado com o que lê sobre saúde na internet: muitas vezes está errado, incompleto ou extremamente desactualizado.

    Nesse caso falta explicar como se manifesta a beta-talassemina minor. Penso que nunca produz sintomas, chama-la assim quer apenas dizer que se é portador de um gene da talassemia. E é aqui a minha dúvida que, confesso, ainda não tive tempo de tentar confirmar: se existem casos que pode, de facto, gerar uma anemia.

    De qualquer forma é bastante aconselhável que leve o seu filho ao médico de forma a detectar a causa dessa anemia e trata-la.


Para responder ou participar clique aqui.
Para ver mais conversas como esta clique aqui.

 
0.0651 seg.
Creative Commons License
Todo o conteúdo do Fórum Saúde tem uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Portugal

Termos de Utilização e Política de Privacidade