Fórum sobre saúde, medicina, enfermagem, medicamentos, doenças, cirurgias, hospitais, clínicas para doentes, médicos, enfermeiros, profissionais e interessados
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Estou a criar este tópico porque iniciei uma nova pílula, a Qlaira, e gostava de saber se mais alguém experimentou e o que achou.

    Apesar de não me sentir mal fisicamente, apareceu-me um sangramento a meio do ciclo (como se estivesse no início da menstruação). Já vos aconteceu isso quando iniciam uma pílula nova?

    Se alguém já experimentou esta pílula, gostava muito que deixassem a vossa opinião em relação à mesma. Foi-me receitada pelo ginecologista para o excesso de pêlos, mas como é nova, não encontro quase ninguém com resultados para partilhar...
    Durante vários anos tomei a Diane35 que, para além de ser fortíssima, não fez efeito nenhum nos pêlos, embora deixe a pele da cara uma maravilha.

    Obrigada

  2. Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: Alinela, GPM, Carolina Oliveira, rubia, CVL, Dits, Berocha, Juliane, Lais, cardozo, Ltc123, Natf, cfsantana, Cristiellen, LIB, Carolinaa

    • CSJ
    • 26 April 2011 editado
     # 2

    Se o sangramento não fôr muito grande, à partida será normal. É normal haver algumas oscilações hormonais quando se altera a pílula. Se se mantiver ou fôr muito abundante, é melhor dirigir-se à sua ginecologista.

  3.  # 3

    Olá,

    Entretanto o sangramento parou. Agora vou esperar para ver como decorre o resto do ciclo, mas penso que, de facto, não deve ser nada...

    Obrigada :)

    • CSJ
    • 26 April 2011
     # 4

    Não deixe, no entanto, de referir este episódio à sua médica quando lá for.

  4.  # 5

    Até agora, tudo normal, mas agradeço o conselho e na próxima consulta vou falar sobre isso com o médico.

    Obrigada

  5.  # 6

    Olá!!! Estou usando Qlaira a três meses, ou melhor, estou finalizando a terceira cartela na data de hoje, mas até agora nd de menstruar.
    A final iremos ou não mestruar tomando a pílula qlaira. Antes tomava Yasmim...e nunca deixei de menstruar, por que o ciclo fosse bem reduzido. É normal não mestruar tomando qlaira? Por ser 28 comprimidos?

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: Niele

    • CSJ
    • 11 May 2011 editado
     # 7

    Controlo de ciclo
    Com todos os COCs, poderão ocorrer hemorragias irregulares (spotting ou hemorragia de
    disrupção), especialmente durante os primeiros meses de utilização. Portanto, a avaliação
    de qualquer hemorragia irregular só tem significado após um período de adaptação de
    cerca de 3 ciclos.

    Com base em diários de doentes de um ensaio clínico comparativo, a percentagem de
    mulheres por ciclo que apresentou hemorragia intracíclica foi de 10 – 18% para mulheres
    utilizando Qlaira.

    As utilizadoras de Qlaira poderão apresentar amenorreia apesar de não estarem grávidas.
    Com base em diários de doentes, a amenorreia ocorre em aproximadamente 15% dos
    ciclos.

    Se Qlaira tiver sido tomado de acordo com as instruções descritas na Secção 4.2, é pouco
    provável que a mulher esteja grávida. Se Qlaira não tiver sido tomado de acordo com
    estas instruções antes da falta da primeira hemorragia de privação ou se não ocorrer a

    hemorragia de privação em dois ciclos consecutivos, dever-se-á despistar uma gravidez,
    antes de continuar com a utilização de Qlaira.
    Se as irregularidades menstruais persistirem ou ocorrerem após ciclos regulares, deverão
    considerar-se causas não hormonais e serem tomadas medidas de diagnóstico adequadas
    de forma a excluir neoplasia ou gravidez. Estas poderão incluir curetagem.

    Segundo o folheto informativo da pílula, em 15% das mulheres, pode ocorrer amenorreia (não menstruarem). Isto não significa que estejam grávidas, se a toma da pílula tiver sido feita de forma correcta. Diz ainda que se estiverem mais de dois ciclos sem menstruação ou com irregularidades depois de já terem tido ciclos normais com essa pílula, deve-se consultar o ginecologista para despiste de gravidez ou algum problema. Caso a pílula tenha sido iniciada recentemente, apenas após 3 ciclos com alteração (hemorragias a meio do ciclo, não menstruar, etc) é que se pode começar a ponderar haver algum problema.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: VBD

  6.  # 8

    eu também tive problemas. É a primeira vez que utilizo pílula e meu medicamento é qlaira,. Estou no primeiro mês de uso e no vigésimo primeiro dia,saiu só um pouquinho de sangue bem escuro e persisti até hoje,fazem 9 dias que sai só esse pequeno sangramento. É normal por ser a miinha primeira experiência com o esse tipo de medicamento? Já estou muito preocupada.

    • CSJ
    • 16 May 2011 editado
     # 9

    Bell, como pode ver no receituário que citei acima, algumas irregularidades são normais especialmente nos primeiros meses de toma. Se a situação não se prolongar, julgo que não haverá motivo para se preocupar.

    PS: no meu post anterior esqueci-me de referir, mas a citação que faço é do folheto informativo da Qlaira (que, caso não o tenham convosco, podem encontrar no site do Infarmed).

  7.  # 10

    Olá, estou meio preocupada, venho tomando anticoncp. qlaira a 3meses e alguns dias a ate agora não mestruei, a medica diz que é normal e para eu não deixar de tomar o medicamento, gravidez eu descarto por estar sem namorado nesse periodo, posso estar com alguma complicação? nunca deixei de mestruar antes. Alguem pode me ajudar? Obrigada!!!!

    • pax
    • 27 June 2011
     # 11

    é normal.

    • CSJ
    • 28 June 2011 editado
     # 12

    Sim, de facto isso pode acontecer, sobretudo, se não estou em erro, nos primeiros 3 meses. Mesmo depois desse período existem mesmo algumas mulheres que nunca menstruam enquanto tomam a pílula.

    • CSJ
    • 28 June 2011
     # 13

    Retirado do folheto da Qlaira, disponível no site do Infarmed:

    Os seguintes efeitos secundários foram associados à utilização de Qlaira:
    Efeitos secundários frequentes (entre 1 a 10 em cada 100 utilizadoras poderá ser afectada):
    -dor de cabeça
    -dor abdominal
    -acne
    -ausência de períodos, desconforto mamário, períodos dolorosos, hemorragia irregular
    (hemorragia irregular intensa)
    -aumento de peso

  8.  # 14

    Olá pessoa estou em uma duvida cruel, eu estava tomando o Qlaira certinho aí tive relação sexual no quarto dia sem ejaculãção dentro (tudo bem que tem riscos) aí na nona pilalu eu esqueci de tomar e acabei tomando junto com a decima. Saiu um liquido marrom no dia q eu tomei os dois comprimidos. E na bula dizia q eu n podia ter tido relação nos7 dias antesrios ao esquecimento. Será q o risco é grande d eu estar gravida? Estou achando q não porque se ão se qualquer mulher esquecesse nos 9 primeiros dias ia estar gravida...

    • CSJ
    • 3 July 2011 editado
     # 15

    Sim, como leu no folheto informativo, o esquecimento nos primeiros 9 dias implica forte possibilidade de engravidar. Talvez seja boa ideia contactar o seu médico, tal como aconselham no folheto informativo.

  9.  # 16

    Já agora, gostava de saber o seguinte quanto à Qlaira.
    Tomo há cerca de 4 meses e uns dias antes do final da cada carteira tinha 2 ou 3 dias de mestruação muito pouca. e sempre que me esquecia de tomar um comprimido até ao fim da carteira tinha sempre um pequeno sangramento.
    Acontece que esqueci-me de tomar 2 dias a pílula e durante esse período tive relações não protegidas. e não me veio o tal pequeno sangramento. e tb acho que no mês passado não tive o período. apesar de só ter falhado a pílula uma vez no mês passado.
    posso estar grávida?

    • CSJ
    • 27 July 2011
     # 17

    didirb, poder pode, mas dependia do dia ciclo em que estava.
    Entretanto, como fala em esquecimentos frequentes da toma da pílula, sugiro fortemente que recorra a uma consulta de planeamento familiar no seu centro de saúde, para se aconselhar acerca de outros métodos. Existem outros igualmente eficazes e que não implicam ter de se lembrar todos os dias, como o DIU, implante, etc.

  10.  # 18

    Olá,

    tenho uma duvida, mas primeiro descreverei o fato ocorrido: estou finalizando a 2º cartela de Qlaira (faltam 7 comprimidos), e a uma semana tenho tido pequenos sangramentos (mentruaçao) as vezes como um liquido escuro as vezes como sangue. Ontem tive uma relaçao protegida, porem a camisinha estourou, fiquei apreenssiva mas optei por nao tomar a pirula do dia seguinte pois faço usso correto do anticoncepcional, e hoje pela manhã notei que o sangramento persiste. Existe motivo pra me preocupar?

    • CSJ
    • 31 July 2011 editado
     # 19

    Um dos efeitos secundários possíveis da qlaira são pequenas hemorragias irregulares. Se está a tomar a pílula correctamente, a probabilidade de ter engravidado é a mesma de que se não tivesse as hemorragias e tomasse apenas a pílula (ou seja, baixíssima).

  11.  # 20

    oi, gostaria de tirar uma duvida. Eu uso o qlaira a 5 meses, é o meu primeiro anticoncepcional, minha menstruação no inicio veio desregulada, mas no terceiro mes regulou. No quarto mês esqueci de tomar o primeiro comprimido, amarelo, e prossegui com a cartela. Eu e meu namorado não usamos camisinha, mas ele usa o metodo do coito interrompido. Eu tenho epilepsia e me disseram q isso pode diminuir a eficacia do anticoncepcional. no quarto mês a menstruação veio la pelo dia 15 e no final da cartela nos comprimidos brancos não desceu. tomei outra cartela normalmente e estou no segundo comprimido amarelo da quinta cartela, mas minha menstruação ainda não desceu, não sinto nenhum sintoma de gravidez, mas mesmo assim é bom saber se tem a possibilidade de engravidar.

    • CSJ
    • 4 August 2011
     # 21

    Olá. Não é a epilepsia em si que retira alguma eficácia, mas sim alguns dos medicamentos utilizados nesta (por ex. primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina,
    topiramato, felbamato, citando o folheto informativo da Qlaira em Portugal). Quando o médico lhe receitou a pílula, referiu ter epilepsia e tomar algum destes medicamentos?

    Entretanto, deixe-me que lhe informe que a prática do coito interrompido não diminui de forma
    significativa a probabilidade de gravidez, uma vez que ainda antes da ejaculação o homem emite líquido que já contém espermatozóides.

  12.  # 22

    sim, eu tomo oxcarbazepina, minha médica me indicou qlaira justamente por tomar esse remedio. Mas estou preocupada, será q pode ser só um atraso normal por causa do anticoncepcional?

    • CSJ
    • 5 August 2011
     # 23

    Algumas mulheres enquanto tomam a pílula, podem deixar de menstruar, talvez seja esse o caso. Possibilidade de gravidez existe sempre, nenhum método é 100% eficaz, mas no caso da pílula, se tomada correctamente, essa probabilidade é muito baixa mesmo.

    • VBD
    • 5 August 2011 editado
     # 24

    Olá!
    Estou insegura e espero ajuda!
    Tomo a pilula Qlaira a 1 mês e estou na 6ª pilula da 2ª cartela. Por volta da 25ª pilula
    tive um pequeno sangramento (borrão), mais ou menos durante 4 dias. Não me esqueci
    de nenhum comprimido desde o início, porém fiquei preocupada pelo fato de não menstruar. Pois utilizei
    a pilula TRIQUILAR durante 8 anos, e mudei devido um problema de pele (acne) e com
    o Triquilar nunca fiquei sem menstruar... Efeitos colaterais nenhum até agora, e minha pele (rosto,dorso e costas)
    melhorarão cerca de 60% isso somente em 1 mês de uso.

    • naay
    • 6 August 2011
     # 25

    Olá! Preciso de ajuda!
    Tomei o 9º dia de comprimido com atraso de mais de 12 horas e tive relação sexual no 16º dia. Corro o risco de estar grávida?

    • CSJ
    • 8 August 2011
     # 26

    VBD, nos primeiros 3 meses de pílula após uma mudança, é bastante normal haver uma irregularidade na menstruação. Se esta se mantiver após os 3 meses é que convém falar acerca disso com o ginecologista.

    naay, segundo o folheto informativo da Qlaira, o esquecimento de um comprimido nos primeiros 9 dias implica o uso de preservativo em relações nos 9 dias seguintes. Ora, o dia 16 está incluido nesses 9 dias, pelo que sim, de facto existe a possibilidade de engravidar se não o fizer.

  13.  # 27

    Ola!
    estou usando Qlaira ha praticamente dois meses e acabo de terminar a segunda cartela. Na primeira cartela tive um pequeno sangramento nos 2 ultimos comprimidos. Porem, desta vez nao ocorreu nenhum sangramento. posso continuar tomando a pilula? e corro algum risco? muito obrigada.

  14.  # 28

    oiii, estou na terceira cartela do qlaira e gostaria de saber se a prevençao contra a gravidez ja esta funcionando, tive um pequeno sangramento apenas no final das duas cartelas e por muito pouco tempo, exatamente como estava escrito na bula do remedio. Esta td correndo normalmente, entao gostaria de saber se estou previnida!
    obrigada!

    • CSJ
    • 10 August 2011
     # 29

    fe1707, sim pode continuar a tomar. É normal haver alguma variação nas menstruações nos 3 primeiros meses de utilização de uma pílula nova.

    gabrielle, sim, se tem tomado a pílula correctamente, já estará prevenida.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: gabrielle

    • naay
    • 13 August 2011
     # 30

    Oie, estou na terceira cartela de Qlaira e desceu um pouquinho de sangue na quinta(dia 11), sendo que conforme a bula este sangramento deveria vim lá pelo 25° e 26º comprimido, que cairia sábado(dia 19 ou 20), o que poderia ter ocorrido? é pelo fato de eu ter esquecido de tomar o remédio no terceiro dia ou pelo fato de eu estar tomando antibiótico?

  15.  # 31

    Ola, comecei a tomar qlaira no dia 08 de julho ja estou na segunda cartela e nada da minha menstruação descer, mas tomei todos os comprimidos certinhos na hora . mais sinto sempre que ela esta pra descer, sinto colicas, sera que posso estar gravida? ah!!! la no 6° dia da 1° cartela eu tomei um comprimido infralax, porque estava com dor nas costas isso pode ter influênciado???

    • CSJ
    • 16 August 2011
     # 32

    naay, o folheto da Qlaira refere que é normal haver desregulações nos primeiros 3 meses. Também pode acontecer de o sangramento não ter sido menstruação, mas sim outra causa qualquer (algum pequeno vaso que rebentou ao fazer algum esforço ou assim).

    Cristiana, tal como respondi à naay, o fabricante da Qlaira afirma que podem haver alterações nas mentruações, e inclusive ausência delas, nos 3 primeiros meses. Se a situação se mantiver, consulte o seu ginecologista.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: Cristiana

    • Flavia
    • 19 August 2011 editado
     # 33

    Oiie eu estou tomando Qlaira a 3 dias e gostaria de saber se já posso ter relações sem preservativo ? :big_grin:

    • CSJ
    • 21 August 2011 editado
     # 34

    Regra geral espera-se um período de 7 dias após o início da toma até iniciar relações sem preservativo, caso tenha iniciado a pílula no momento certo (1º dia de menstruação, caso não tivesse a utilizar nenhum método anteriormente). Contudo, confesso que para a Qlaira não sei se isto também é necessário.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: tainara

  16.  # 35

    Boa Tarde..
    A minha medica receitou-me qlaira.
    Durante dois anos tomei uma pilula genérica e ontem acabou-me o ultimo comprimido. Devo começar já hoje a tomar qlaira como diz no folheto? Ou deixar passar os 7 dias como era normal na pilula anterior ?

    • CSJ
    • 22 August 2011
     # 36

    Comece já, como diz no folheto :wink:

  17.  # 37

    Boa noite, eu fui no meu médico e me receito o uso do Qlaira, porem eu tava tão nervosa que não lembro nada que ele disse, então eu gostaria e saber quando eu começar o Qlaira, eu tenho que tomar todos os dias e quando acabar a cartela devo ficar algum tempo se tomar por causa da menstruação?

    • CSJ
    • 23 August 2011 editado
     # 38

    Bem, o mais correcto seria remarcar uma consulta ou tentar falar com a médica antes das consultas, porque cada caso é um caso e não sei se existe alguma condicionante no seu (doenças, outras medicações, etc).

    No entanto, regra geral, se não tomava nenhum contraceptivo antes , começa-se no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação. Todos os dias terá de tomar um comprimido (mesmo nos que estiver com o período) e tome pela ordem que vem indicada na cartela.

    Sugiro fortemente que volte a falar com a médica ou enfermeira para que lhe expliquem tudo (como tomar, o que fazer se se esquecer de um comprimido, etc etc), ou pelo menos leia atentamente todo o folheto informativo da pílula (que, caso tenha deitado fora ou assim, pode encontrar clicando aqui.

  18.  # 39

    Olá. Estou fazendo uso do anticoncepcional Qlaira e gostaria de saber se os remédios Ciprofloxacino (cloridrato) e Urovit (anti-séptico das vias urinárias), cortam o efeito do anticoncepcional. Obrigada.

    • Mila
    • 29 August 2011
     # 40

    Olá, há mais de 1 ano usei o Microdiol e sempre depois de 3 dias após o ultimo comprimido ocorria sangramento. Como era muitooooo intenso minha medica resolveu trocar para o QLaira. Iniciei a tomada no 1o dia da menstruação. Tomei os 28 comprimidos corretamente na mesma hora sem falhar nenhum, porém ainda não tive nenhum sangramento. No 5o dia da tomada tive relação sem preservativo. Gostaria de saber se é normal não menstruar, se ainda pode ocorrer o sangramento ou se devo ficar preocupada. Obrigada

  19.  # 41

    Estou usando o Qlaira também e estou na 3° cartela no 20° comprimido, e as duvidas não param. Sempre tive sangramentos com fluxo e durações intensas, e depois de muitos testes e de várias histerectomias, o ginecologista me indicou o Qlaira até que eu possa utilizar o Mirena. no 1° mês de uso não vi nenhuma diferença alem de um sangramento marrom escuro no meio da cartela.Me esqueci de tomar a pilula por um dia e tive relação desprotegia, mas tomei a pilula do dia seguinte e continuei a cartela normalmente, ciclo veio normalmente com o mesmo fluxo e intensidade. Na 2° cartela houve novo esquecimento de um comprimido, mas utilizei novamente a pilula do dia seguinte e continuei a cartela normalmente, no meio da cartela aconteceu novamente o sangramento marrom escuro, fiz o teste de farmácia logo apos o sangramento e deu negativo, ao fim da cartela tive um sangramento muito fraco e por um dia apenas. Esse mês não me esqueci de nenhum comprimido, mas ainda estou com receio da gravidez. será que corro algum risco?

    • CSJ
    • 1 September 2011
     # 42

    Mila, nos primeiros 3 meses de toma de uma nova pílula, é normal haver irregularidades menstruais, que podem passar por não haver sangramento, haver pequenos sangramentos isolados a meio do ciclo ou menstruar numa semana em que não era susposto. Não deixe de referir isso ao médico, mas não esteja preocupada, pois não significa que a eficácia de pílula esteja diminuída.

    Ana Aguiar, se tomou a pílula correctamente neste último mês, a eficácia da pílula não está diminuída. E tomar correctamente não implica apenas nunca se esquecer, mas também ter em atenção algumas interacções com outros medicamentos (sobretudo antibióticos).

  20.  # 43

    Olá , tomo a Pilula Qlaira por volta de uns 5 meses , fiz uma operaçao recente para retirar um cisto no ovario , a medica me recomendou um outro medicamento para parar de menstruar mas como estava me fazendo mal mudei para Qlaira .
    Na primeira cartela nao menstruei , mentruei em apenas uma das cartelas , mas varias vezes eu esqueci de tomar nos dias que a bula recomendava iniciar imediatamente uma nova cartela , eu iniciava e nada de menstruaçao nem sangramento
    esse é o ultimo mes que estou tomando e ja estou nos ultimo comprido vermelho escuro e nada de menstruaçao , faço sexo sem proteçao mas meu namorado interrompe o coito , posso estar gravida? Ou ficar sem menstruar é normal?

    • CSJ
    • 3 September 2011
     # 44

    daiany, nesta última cartela, tomou correctamente, ou esqueceu-se de algum comprimido? Não menstruar não significa risco aumento de estar grávida, se tiver tomado correctamente a pílula; o folheto informativo refere que uma certa percentagem de mulheres nunca menstrua ao tomar a pílula.

    Entretanto, se os esquecimentos forem recorrentes, sugiro fortemente que se aconselhe junto da sua médica acerca de outras possibilidades de contracepção que não exigem esse compromisso diário.

    • mab
    • 9 September 2011
     # 45

    Olá,
    Iniciei a cartela de Qlaira na segunda-feira, dia 05/09. Ontem, dia 08/09, tomei a 4ª pílula e tive relação desprotegida (coito interrompido). Sei que nenhuma pílula é 100% segura, entretanto, gostaria de saber se a prevenção contra a gravidez já estava "ativa" no 4º comprimido.
    Obrigada.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: fiammathaisn

  21.  # 46

    comecei a tomar Qlaira a 3 meses, na primeira cartela ocorreu sagramento no 14º dia, e depois mormal a cada final da cartela um sagramento de 2 dias. só que estou com uma duvida, esqueci por 2 dias seguidos no dia 10 e 11, lembrei hj pela manha e tomei os 2 juntos, e veio um pouco de sangramento, e a noite vou tomar o outro. Só naõ posso ter relação sem proteção, verdade?

    • CSJ
    • 13 September 2011
     # 47

    mab, se iniciou a toma da pílula na altura correcta (1º dia da menstruação), está protegida. Entretanto deixe-me acrescentar que o efeito protector do coito interrompido é nulo, visto que ainda antes da ejaculação existe libertação de fluídos contendo espermatozóides por parte do homem.

    jocélia, não tome mais do que 2 comprimidos num determinado dia! Se já tomou dois de manhã, não tome à noite, uma vez que no folheto informativo da pílula isto é desaconselhado. E é melhor contactar o seu médico, visto que se teve relações desprotegida nos dias anteriores a esse esquecimento, pode ocorrer gravidez. E utilize outra protecção nos próximos dias.

  22.  # 48

    tomo qlaire a 4 meses e nunca fiquei um dia sem toma-lo!
    mas as vezes passo do horário certo de tomar, e assim que lembro
    tomo,mas nesse mês minha
    menstruação atrasou e nunca havia atrasado,
    qual o risco de eu estar gravida?

  23.  # 49

    Estou quase finalizando a 3 cartela tomei todos comprimidos certos e nada da minha menstruação descer, sinto muita cólica, gostaria de saber como faço pra fazer o teste de gravidez para continuar o uso sem preocupação. Faço tomando a pilula normalmente ou tenho que parar de tomar pra fazer e se tiver que parar em qual comprimido devo parar e se der negativo que dia devo começar a tomar novamente, vou fazer o teste pois na bula diz que apos 2 ciclos sem menstruar deve despistar uma gravidez.

    • CSJ
    • 20 September 2011
     # 50

    Cristiana, na "bula" da Qlaira referem que uma certa percentagem de mulheres nunca menstruam tomando a Qlaira e mais frequente ainda é não o fazerem nas 3 primeiras cartelas. Contudo se não se sente segura, faça o teste, não custa nada.

    Quanto à sua questão, posso estar errado no que vou dizer, mas julgo que todos os testes se fazem na altura do período menstrual (em que era suposto ele vir) e de qualquer forma essa é altura de pausa na pílula, em que estará a tomar os comprimidos inactivos. Contudo é melhor perguntar na farmácia a forma correcta de o fazer pois, como disse, não sei se todos os testes são iguais.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: Cristiana, Maria29, Exgyn


Para responder ou participar clique aqui.
Para ver mais conversas como esta clique aqui.

 
0.0691 seg.
Creative Commons License
Todo o conteúdo do Fórum Saúde tem uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Portugal

Termos de Utilização e Política de Privacidade