Fórum sobre saúde, medicina, enfermagem, medicamentos, doenças, cirurgias, hospitais, clínicas para doentes, médicos, enfermeiros, profissionais e interessados
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
  1.  # 1

    Há muitos anos, tomei socian e, ao contrário de todos os outros medicamentos para a depressão, este fez um efeito extraordinário em mim. Sentia-me "eu", com mais gosto pela vida, com mais energia.

    Entretanto, este ano voltei a tomar e noto uma diferença muito grande um mim, pela positiva.

    No entanto, a par disso, somam-se os quilos que engordei e que não foram poucos. Não posso continuar a tomar o socian, daí as perguntas:

    1. será que há algum medicamento que faça o mesmo efeito mas que não engorde desta maneira?
    2. Já agora, alguém consegue explicar-me o porquê de o socian funcionar e os anti-depressivos não? Eu tenho estar a ler sobre o assunto e aparentemente está relacionado com a dopamina;
    3. há maneira de medir a dopamina que tenha no corpo?
    4. Conhecem algum médico, clínical geral, endocrinologista ou psiquiatra que prefira fazer análises e perceber o que se passa, ao invés de dar logo antidepressivos?

    Obrigada

    Maria

    • pax
    • 29 January 2012
     # 2

    olá
    1. duvido muito.
    2. talvez porque tenha carência de dopamina e os antidepressivos actuam na serotonina.
    3.haver há mas não é fiável, ainda assim é melhor que nada, cá em portugal só conheço a dra cristina sales (procure no google) que faça esses exames.
    4. a dra. cristina sales.

  2.  # 3

    Olá Pax.

    Ontem vi no forum a referência a essa médica e acabei por ir parar ao site dela.

    Já imprimi o questionário e vou marcar consulta...espero que tenha algum tipo de resposta para mim (são anos a tomar anti-depressivos diferentes e só o socian resulta).

    Obrigada, depois conto como correu!

    Maria

  3.  # 4

    Olá Maria,

    Eu através da médica de família fiz umas análises as catecolaminas (dopamina, adrenalina e noradrenalina) não sei se tem a ver com isso que tu desejas, porque devido a um medicamento desse tipo tive problemas a nível muscular, devido a níveis baixos de dopamina (mexe com a descontracção muscular).

    E acho que o socian, ao final de um bom tempo de toma, poderá causar essa "infecção" na segregação da dopamina no cérebro.

    • pax
    • 30 January 2012
     # 5

    tyler, essas análises são ao sangue ou à uirina?

    • Tyler
    • 31 January 2012 editado
     # 6

    Eu tirei as duas, mas acho que esses valores são ao sangue, não tenho a certeza.

    • pax
    • 31 January 2012
     # 7

    e fizeste as análises num laboratório qualquer?

  4.  # 8

    Fiz através do mesmo laboratório, que normalmente faço sempre. Mas estas das catecolaminas foram a analisar num outro, porque só analisam as mais básicas. Mas eles trataram de se encarregar disso. Demoraram foi mais tempo a analisar, 1 mês, salvo erro.

    Mas podes ir à médica de familia pedir, qualquer laboratório onde vás fazer as análises, se não tiver essa função de as analisar ali, mandarão para outro que faça esse trabalho específico.

    • pax
    • 31 January 2012
     # 9

    obrigado pela informação!

  5.  # 10

    Obrigada, tenho consulta marcada para dia 10 às 11horas. Vai ser por Skpe, uma vez que estou longe do Porto.

    Alguém tem seguros de saúde ou ADSE? Sabem se os exames são comparticipados por estas entidades?

    Obrigada!

  6.  # 11

    Eu já tomo SOCIAN há cerca de 1 ano, mas estou agora a iniciar o "desmame", em que vou tomar 1/2comp durante 3 semanas e 1/2comp dia sim dia não durante outras 2 semanas. Falei com a médica da medicina do trabalho em como andava com uma fome constante durante todo o dia (realmente teve início alguns meses após o inicio da toma do Socian), mesmo comendo bem sentia sempre aquela desagradável sensação de fome, mesmo logo após comer bem. Claro, engordei... uns 5kg. Depois sentia-me meio "apagada" também... A médica disse-me que tudo isso era causado pelo Socian, e indicou-me que deveria então parar e substituir por Bupropiona (Elontril/Welbutrim) - este medicamento actua também na dopamina e é um antidepressivo. A questão é que as causas para a minha "depressão" já estão resolvidas e vou experimentar a não iniciar o Elontril. Se ficar em baixo de novo, então aí sim, inicio o tratamento.
    Pelo meio do ano de toma fiz asneira, e parei com o Socian de um dia para o outro, sem o desmame!!! Não notei qualquer diferença, a não ser o "ficar em baixo", mas foi asneira. Tive aí umas 3 semanas sem o tomar... Pensava que este medicamento era meio para o "inócuo", sem os efeitos dos antidepressivos, mas os efeitos adversos piores começam-se a notar mais com o tratamento prolongado... Vou mas é deixar-me destas drogas e ficar-me só com as vitaminas ;) Sorry pelo desabafo!!!:sunglasses_1:

    •  
      nepy
    • 17 February 2013
     # 12

    Eu tomei o social aos 23-24 anos e engordei 20 kg. Neste momento tenho 35 e faço exercicio todos os dias, faço uma alimentação muito cuidada além de nunca ter sido pessoa de comer asneiras(refrigerantes, muitos doces, fritos, etc) e não consigo perder o peso. No inicio o meu medico disse que poderia engordar uns 2 ou 4 kg, mas nao havia problema. O pior foi que, além de nao me ajudar psicologicamente, engordei 3 kg por mês e nao os consigo perder. Até fui a um médico famoso no porto para fazer a dieta, e em 3 meses consegui emagrecer, mas deixei de tomar os comprimidos que ele receitou (naturais) e voltou o peso todo, mesmo mantendo a alimentação desse nutricionista, mantendo o exercício.........
    A MIM, o socian não ajudou nem em termos clinicos nem em termos de imagem, não só por sempre ter tido corpo de atleta pois sempre competi em varias modalidades, mas porque estou desempregada e não tenho dinheiro para tar a comprar roupa pois a que tinha nao me serve. Literalmente tenho um armário cheio de roupa(algumas com as etiquetas por terem sido compradas nos saldos e só as vestir na proxima estação)....
    Honestamente, há outros medicamentos no mercado, nas várias categorias de actuação, que não têm estes efeitos e não entendo porque os médicos não os prescrevem. Desculpem o desabafo, mas mesmo sendo seguida atualamente por um profissional muito bom há coisas que nem eles conseguem ajudar a resolver, e com tudo o que se passa e passou na minha vida, está a ser muito dificil aguentar.


Para responder ou participar clique aqui.
Para ver mais conversas como esta clique aqui.

 
0.0226 seg.
Creative Commons License
Todo o conteúdo do Fórum Saúde tem uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Portugal

Termos de Utilização e Política de Privacidade